Um pouco mais perto da Administração

Alunos de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP visitaram a EMASP e debateram sobre capacitação e gestão de pessoas

“Vocês precisam viver a cidade, e não apenas ficar nos gabinetes”. Esse foi o primeiro conselho que Helena Quirino Taliberti, da COGEDI (Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional), vinculada à Secretaria Municipal de Gestão - SMG -, deu aos alunos da EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo), na quinta-feira, 12.

Onze universitários vieram à EMASP para conhecer um pouco mais da administração pública, em especial, do setor de recursos humanos e da capacitação de pessoas. Eles se surpreenderam com a visão além dos muros da faculdade.

“A visita foi elucidativa, pudemos entender melhor o contexto das secretarias, e mudar nossa visão sobre a capacitação. Tínhamos a ideia de que as pessoas já estavam prontas quando chegavam ao serviço público”, relata Matheus Pais Portela, estudante do quarto semestre do curso de Gestão de Políticas Públicas.

Uma nova perspectiva

Um grupo de alunos da EACH se mobilizou para percorrer as Secretarias da Prefeitura de São Paulo - tanto a COGEDI quanto a EMASP representaram a SMG. O intuito foi aproximar academia da Administração, para conhecer na prática como é trabalhar na gestão pública.

Os processos de RH e a transmissão de conhecimento entre os servidores – muitas vezes interrompida devido a saída dos funcionários, na maioria das vezes, por aposentadoria – mobilizaram o interesse dos estudantes. “Não tínhamos essa noção de que técnicas podem ser detidas e conhecimentos podem se perder”, afirmou Matheus.

A Coordenadora da EMASP, Anita Stefani, ao falar sobre a importância da capacitação contínua das servidoras e dos servidores, citou, como exemplo, o Programa EAC (Excelência no Atendimento ao Cidadão), como formação para quem atua no atendimento ao munícipe, para desenvolver competências de relacionamento e de qualidade na prestação do serviço.

Somos uma Bélgica

Helena apresentou os desafios da cidade de São Paulo. A começar, pelo atendimento em função quantidade populacional: aproximadamente 11,9 milhões de habitantes, conforme estimativa de 2014 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um pouco mais que os números da Bélgica.

Já Anita, apresentou as estatísticas de formação de servidores(as) ao longo dos anos, e também compartilhou as estratégias para oferecer capacitação adequada: “devemos levar em conta o que a Administração precisa para melhorar seu trabalho, e assim, oferecer qualidade ao seu cidadão”, disse. Gestão e alunos debateram os temas em seguida, reforçando o papel da EMASP de aproximar a sociedade da Prefeitura.