Trabalhar processos e métodos de formação e fidelização de talentos

Tópicos como a importância da fidelização de talentos e a necessidade de capacitar o pessoal fizeram parte da discussão - Por Bruna Ruiz Martinez (SMG)

Foto: SMG

Nos dias 18 e 21 de setembro, a EMASP promoveu o curso “Desenvolvendo Talentos e Competências”, voltado para os servidores de nível médio e superior, que atuam ou que pretendam atuar com o tema. O objetivo foi trabalhar processos e métodos de formação e de fidelização de talentos e mostrar a necessidade de pessoal capacitado nas diversas áreas e setores da Administração pública.

O assunto foi desenvolvido por meio de dinâmicas, questionamentos e debates, com o intuito de buscar, lapidar e desenvolver talentos. Como parte da capacitação, o longa-metragem “De porta em porta” (2002) foi exibido.

Detectar e desenvolver talentos

Para os participantes, o talento é "um dom", "uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida no ambiente de trabalho", "um diferencial", "o aprimoramento de uma ação" e até mesmo "algo que pode ser adquirido com o tempo e com a aptidão".

O instrutor do projeto pedagógico, Edgar Alves da Silva, concentrou sua exposição em dois pontos centrais: motivação e competência, e explicou como usá-los dentro das diferentes áreas da Gestão Pública. Segundo Edgar, há vários talentos desperdiçados, uma vez que muitas vezes essas habilidades permanecem ocultas por falta de comunicação.

Conforme Edgar, “poucas pessoas possuem um ‘talento natural’. Elas estudam e procuram se aprimorar, mas precisam de incentivo, e esse é o grande desafio das empresas: provocar a motivação dos funcionários”.

Trabalho em equipe

Às empresas, é necessário que elas foquem no desempenho das equipes, aprendam coletivamente, adquiram, produzam e compartilhem informações, tanto as operacionais quanto as táticas, e criem estratégias.

Para o instrutor, é importante reconhecer, nessas ações, a relevância das pessoas no processo produtivo, investir no desenvolvimento de competências, captar, selecionar, recompensar pessoas e gerar referência de desempenhos.