Projetos também podem captar recursos

Turma encerra primeiro módulo de curso sobre Convênios com o Governo Federal

 Nos dias 13 e 14 de agosto, a EMASP recebeu um grupo de 35 servidores que participou do curso “Fatores críticos na execução de convênios do Governo Federal”. Representando as secretarias da Prefeitura de São Paulo, os alunos tiveram contato com os processos de solicitação da captação de recursos por meio de projetos.

“Para executar um convênio, os servidores precisam conhecer o processo passo a passo, desde a elaboração do projeto, passando pela interpretação e pela sua associação”, explica a instrutora Ana Paula Silva Lira, da Actta Soluções em Gestão.

Nivelamento

O curso foi solicitado pela Comissão de Monitoramento de Transferências Voluntárias de Recursos Financeiros de Outros Entes Federativos, vinculada à Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas.

Para Mariana Rocha Oliveira, integrante da comissão, as aulas supriram a necessidade dos servidores: “a prática de firmação de convênios é recente, tal como o sistema utilizado pelo Governo Federal (o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal - SICONV). Mas percebemos que as maiores dificuldades estão no momento de execução e de prestação de contas”, diz.

O uso do SICONV, necessário para esse tipo de operação, foi essencial para as aulas. “Tivemos o objetivo de desmistificar a dificuldade da ferramenta. Por isso, as aulas foram expositivas e também práticas, ao usarmos projetos de convênios existentes na própria Prefeitura de São Paulo. A partir deles, analisamos os fatores críticos”, complementa a instrutora Ana Paula.

Extrapolando os muros

A coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais, Anair Novaes, da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, sentiu que o curso foi ainda mais longe: “excelentes aulas, pois elas foram além do propósito do uso do sistema e do entendimento dos processos. Tivemos noções de planejamento para as práticas diárias, das atividades da secretaria e também das nossas vidas particulares”, opina.

“O curso será de grande valia, pois também mostra a importância de se ter uma equipe orquestrada na mesma sintonia. O poder de diálogo e de justificativa se consolida com o que foi aprendido em aula”, finaliza Anair.

O próximo módulo contará com a participação da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e também da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico. A última etapa será apresentada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).