Emasp: muito mais do que mudança de nome

A mudança de Escola de Formação do Servidor Público Municipal de São Paulo para Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp) envolveu muito mais do que o nome da instituição. Seu caráter se transformou e suas atribuições foram ampliadas.

 Antes da assinatura do Decreto nº 55.410 /2014, responsável pela transformação, a Escola de Formação do Servidor Público Municipal de São Paulo se restringia à gestão de pessoas, à oferta de cursos de aprimoramento profissional ao servidor. A partir de então, com o nome de Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp), passou a envolver a gestão pública, de forma mais ampla e sistêmica. Seu caráter se transformou e suas atribuições, bem como a abrangência de suas atividades, foram ampliadas.

Em andamento

O processo de reestruturação da instituição já contemplou a implantação do Banco de Talentos, com 1.653 especialistas, mestres e doutores, e a escola passou a ser compartilhada com a administração direta, indireta, com contratados e conselheiros, todos os que precisam interagir para a elevação da qualidade dos serviços públicos prestados pela Prefeitura, para a efetividade das políticas públicas e do controle social.

De acordo com Rosane Segantin Keppke, assessora técnica da Emasp, várias iniciativas já estão em andamento. “Construímos nossa matriz curricular com base na gestão por competências e a SMG deu início à constituição do Conselho das Escolas de Governo do município, para que as diferentes unidades atuem de forma articulada”, declara.

Ela acrescenta que também foram iniciados itinerários formativos de acordo com as competências transversais: planejamento e gestão, licitação e contratos públicos, políticas públicas, gestão de pessoa, tecnologia da informação e comunicação, e, ainda, habilidades pessoais. “Além de receber o certificado de cada curso, ao concluir um itinerário formativo o aluno receberá o certificado de curso de formação”, revela.

Entre 2013 e 2014 a escola certificou 19.202 alunos, quase o dobro dos anos anteriores.

Veja aqui mais sobre as atividades da Emasp e a programação de cursos para março.