PROJETOS DE INTERVENÇÃO JUNTO AOS CURSOS D’ÁGUA - LIVE

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Intervenções junto aos cursos d’água contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio dos itens 6 (Água potável e saneamento), 9 (inovação, infraestrutura e indústria), 10 (redução de desigualdades), 11 (Cidades e comunicação sustentáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 14 (vida aquática), principalmente em contexto paulistano em que há ocupações junto aos rios e córregos, causando problemas sanitários, de moradia, ambientais e de risco geológico.

OBJETIVOS
Apresentar projetos de intervenções junto aos cursos d’água, como instrumento de infraestrutura verde e mostrar exemplos aplicados em São Paulo e outras cidades.

CONTEÚDO

  1. Introdução ao conceito de intervenções junto aos cursos d’água;
  2. Apresentação de projetos emblemáticos e atuais de intervenção junto aos cursos d’água;
  3. Apresentação de legislação paulistana referente ao tema;
  4. Estudos de casos de parques paulistanos e externos à cidade;

METODOLOGIA
Palestra expositiva dialogada via plataforma de reunião on-line (Microsoft Teams), com interação dos participantes via chat, com duração de 3 horas, 100% de participação e presença aferida pelo Google Forms.

PÚBLICO ALVO
Agentes públicos da PMSP, preferencialmente técnicos, gestores, ocupantes de cargos de chefia, que possuam formação nas áreas da arquitetura e urbanismo, geografia, engenharia ambiental e engenharia civil, com participação na elaboração de planos, diretrizes, projetos e gestão junto aos cursos d’água

CARGA HORÁRIA
3 horas

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADOR/EDUCADOR: Wellington Tohoru Nagano - Arquiteto e Urbanista com Mestrado em Paisagismo, atualmente é coordenador de projetos na Divisão de Projetos Urbanos da Coordenação de Planejamento Ambiental da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, com atuação de projetos de parques lineares e articulação intersecretarial para implantação de áreas verdes junto aos cursos d’água. Professor universitário nas disciplinas de projeto arquitetônico, paisagismo, planejamento e desenho urbano.

EDUCADOR: Eduardo Mendes de Oliveira - Arquiteto e Urbanista com Especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia. Trabalhou por dez anos em escritórios de arquitetura e urbanismo no Brasil e em Portugal. Desde 2009 é Analista de Meio Ambiente na Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA do Município de São Paulo, já trabalhou com análise de Estudos de Impacto Ambiental e desde 2014 atua na Divisão de Projetos Urbanos da Coordenação de Planejamento Ambiental.