FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE MEDITAÇÃO – LIVE

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

 É atribuição da Divisão de Promoção à Saúde da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS/SEGES, da Secretaria Municipal de Governo - SGM, promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho no âmbito da Prefeitura do Município de São Paulo, de acordo com o art. 60 do Decreto nº 57.775, de 6 de julho de 2017.
IV – Propor e coordenar programas e projetos voltados às ações educativas e preventivas de promoção à saúde do servidor.
Considerando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC, instituída pelo Sistema Único de Saúde e a Lei 14.682/2008 da Secretaria Municipal de Saúde que adota essas práticas como promoção à saúde dos usuários do Município de São Paulo. A Divisão de Promoção à Saúde, através dos cursos de formação de facilitadores de Meditação, propõe esta prática integrativa complementar visando o investimento e melhoria da qualidade de vida dos servidores públicos municipais.
A aplicabilidade da prática de meditação como um instrumento terapêutico e laborativo em empresas tanto da esfera pública como privada, traz uma nova visão de saúde nesses setores, reduzindo os níveis de estresse, de ansiedade e depressão, aumentando rotinas e comportamentos saudáveis e de autocuidado, melhorando a saúde, diminuindo o absenteísmo, e consequentemente melhorando a produtividade, o bom equacionamento do trabalho, com bons resultados para a organização.

OBJETIVOS
Formar Facilitadores de Meditação para disseminar a prática nas unidades de trabalho da PMSP.

CONTEÚDO

Aulas teórico-práticas de meditação, abordando sobre o que é Meditação, tipos de Técnicas Meditativas, Didática de meditação e Avaliação, sendo:

  1. Meditação: definição operacional da meditação e tipos de meditação/ benefícios da meditação/ Neurofisiologia da meditação/ Ciência e Meditação.
  2. Técnicas: Respiração e Meditação/ técnicas de relaxamento/mindful eating/ Rotina e atenção plena para o bem-estar mental e físico.
  3. Didática de meditação: Dificuldades mais comuns do iniciante/ Técnicas e propostas diversificadas de meditação/ como aplicar meditação no local de trabalho/ rotina meditativa adquirida, dificuldades e ajustes.
  4. Avaliação: preparo e condução de aula de meditação e autonomia meditativa do facilitador.

METODOLOGIA
As aulas terão uma parte expositiva, será abordada a fundamentação teórica e uma parte prática com trabalho postural, respiração e prática meditativa. Sendo: 11 encontros de 2hs cada via plataforma de reunião on-line (Microsoft Teams), totalizando 22 horas.

Antes do início do curso: questionário de anamnese aos alunos inscritos

1. O que é meditação e o que não é meditação: definição operacional da meditação e tipos de meditação
Compreendendo e desmistificando a meditação

Técnica: 123

2. Respiração e Meditação: a importância da respiração consciente
Técnicas de respiração nasal e abdominal

3. Os benefícios da meditação: conhecendo a própria saúde
O que sentimos e o que queremos sentir no corpo e na mente

Técnica: flor

4. Meditação e técnicas de relaxamento: a necessidade fisiológica e mental do descanso e autopercepção
Formas e técnicas de autopercepção e de relaxamento

5. Neurofisiologia da meditação: o que acontece com o cérebro, corpo e mente do meditador
Entendendo a mente meditativa

Técnica: quadrado

6. Dificuldades mais comuns do iniciante: dúvidas frequentes, autossabotagem, expectativas e rotina meditativa
Principais ajustes da rotina meditativa

7. Ciência e Meditação: dados científicos sobre meditação
O bem-estar da meditação explicado e comprovado cientificamente

Técnica: vela

8. Meditação para todos: Técnicas e propostas diversificadas de meditação
Variedade de técnicas para aplicação da meditação em ambiente de trabalho

9. Didática de meditação (parte I): como aplicar meditação no local de trabalho
Técnicas e métodos de aplicação de meditação em ambiente de trabalho

Técnica: contração

10. Didática de meditação (parte II): como aplicar meditação no local de trabalho
Principais dúvidas dos meditadores iniciantes

11. Alimentação consciente: mindful eating
Técnica: degustação e alimentação consciente

12. Relatos e depoimentos dos alunos meditadores: conversa em grupo sobre a rotina meditativa adquirida, dificuldades e ajustes.
Percepções e auto-observação sobre a rotina meditativa

13. Rotina e atenção plena para o bem-estar mental e físico
Percepção da rotina e alternativas de mudança

Técnica: compaixão

14. Avaliação
Encerramento e detalhamento da forma de entrega e realização da avaliação

Formulário de encerramento: anamnese após conclusão de curso

Avaliação: NOTA MÁXIMA: 10, NOTA MÍNIMA: 07

Avaliação PRÁTICA: A avaliação de conclusão do curso será composta pela entrega de um diário de meditação individual, frequência em todas as aulas e a entrega de um vídeo do aluno conduzindo uma técnica de meditação.

Os alunos deverão enviar seu vídeo individual conduzindo uma técnica de meditação, (valendo de 01 (um) a 08 (oito) pontos) e enviar o diário de meditação devidamente preenchido (valendo até 2 (dois) pontos), com o prazo de envio do e-mail com seu vídeo para o professor (Educador da EMASP) que está conduzindo o curso até a última aula.

MATERIAIS: Serão disponibilizados materiais de consulta para os alunos, sendo: Apostila, modelo de diário de meditação, links de vídeos sobre meditação e orientações em áudio (mp3) no drive do google para os alunos.

A frequência das aulas síncronas será aferida via formulário web enviado no chat de cada aula para os alunos.

Carga horária de 22 horas de duração: 81,8% de frequência para aprovação, podendo o aluno ter direito a 02(duas) faltas/aulas, ou seja, até 2 ausências de 2hs cada, totalizando 4 horas.

PÚBLICO ALVO
Agentes públicos da PMSP, sendo que as vagas serão distribuídas para as secretarias/órgãos, de acordo com os inscritos/selecionados. Também poderão participar da seleção funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços para a Prefeitura.

CARGA HORÁRIA
22 horas

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 81,8%.
Nota: 7

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Sheila Klai Hipolito - Servidora da Gestão Municipal Pública desde 2021 como Assistente Administrativo de Gestão -AAG, bacharel em Administração e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Atualmente trabalha na Secretaria de Governo Municipal-SGM-Secretaria Executiva de Gestão | SEGES|Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor | COGESS-Divisão de Promoção da Saúde | DPS – Coordenação do Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC/RH Em empresa privada como supervisora atuei na liderança e desenvolvimento das equipes operacional e de atendimento, contribuindo com o acompanhamento de atividades, aplicação de treinamentos e apoio aos demais membros na execução de suas tarefas. Formação Pós-Graduação – MBA MBA Gestão Estratégica de Pessoas, Estácio de Sá (2016) - concluída. Bacharelado Administração de Empresas, Fundação Santo André (2012) - concluída. Curso técnico Técnico em Administração, ETEC Lauro Gomes (2007). Técnico em Secretariado, ETEC Lauro Gomes (2005). Técnico em RH, ETEC Júlio de Mesquita - (2021).

EDUCADORA: Tatiane Rossi Chagas - Servidora da Educação Pública Municipal desde 2017 como professora de Ciências Naturais, licenciada em Ciências Biológicas, especializada em Educação Ambiental e em Análise de Impactos Ambientais. Mestre em Ensino de Ciências. Certificada como Facilitadora de Meditação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 2016, certificada como Instrutora de Yoga e Meditação pela Yoga Alliance International desde 2019, iniciada em Reiki nível I, formada como Instrutora de Lian Gong em 18 terapias parte anterior pela EMASP/COGESS/PROSPIC. Da Formação Acadêmica e Profissional: Licenciatura em Ciências Biológicas - 2004 - Universidade de Guarulhos Especialização em Análise de Impactos Ambientais - 2006 - Universidade Bandeirantes Especialização em Educação Ambiental - 2012 - Senac RJ Mestrado em Ensino de Ciências - 2013 - Universidade Cruzeiro do Sul Facilitadora de Meditação - 2016 - Universidade Federal de São Paulo Reiki nível I - 2018 Instrutora de Yoga e Meditação - 2019 - Yoga Alliance International Instrutora de Lian Gong em 18 terapias parte anterior - 2021 - Emasp Da Experiência Profissional em Práticas Integrativas: Instrução de meditação presencial e virtual desde 2016 para todas as idades, em grupos, individual, em ambiente escolar e corporativo. Instrução de yoga virtual desde 2019 para jovens e adultos. Oficinas e palestras sobre meditação desde 2016.