OFICINA BÁSICA DE LIBRAS - FOCO NO ATENDIMENTO E ACOLHIMENTO AO MUNÍCIPE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (LIVE)

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

A Lei Federal n° 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, em que o sistema linguístico de natureza visual – motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência organizou a Oficina Básica de LIBRAS: Atendimento e Acolhimento ao Munícipe Surdo, com Deficiência Auditiva e Surdocegos com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam no atendimento dos serviços da Prefeitura Municipal de São Paulo, a fim de promover o acesso dessas pessoas com deficiência aos serviços públicos oferecidos na cidade de São Paulo.

 

OBJETIVOS

Apresentar aos servidores a Língua Brasileira de Sinais para acolherem e atenderem os munícipes surdos, surdocegos e com deficiência auditiva que acessam os serviços públicos municipais. 

CONTEÚDO

  1. Apresentação “CulturaSurda”, “Tipo de Comunicação”, “Tecnologia”, “Dicas de relacionamento com as pessoas surdas e surdogego”
  2. Treino da soletração manual, apresentação pessoal e saudações.
  3. Roda de conversa em Libras.
  4. Expressões comparativas.
  5. Dinâmica. 

 

METODOLOGIA

A oficina consistirá de módulos compostos por explanações, atividades e simulações na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Portuguesa, ministrada por uma instrutora surda com o auxílio de uma intérprete de Libras. Os participantes vivenciarão práticas (dramatizações e simulações) referentes ao atendimento direto de munícipes surdos, surdocegos e com deficiência auditiva, inclusive utilizando a tecnologia de vídeo interpretação. É importante destacar que a metodologia da oficina encoraja a interação direta e ativa dos participantes, além das aulas explicativas adequada ao objetivo e à tipologia da formação. Serão 10 encontros on-line e síncrono com 2 horas de duração cada, a presença será aferida a partir do formulário Google Forms e para conclusão do curso deve ser 100%. 

PÚBLICO ALVO

Preferencialmente agentes públicos da PMSP que atuem em serviços de atendimento ao munícipe e servidores com interesse em Libras; Importante que os participantes façam o curso de um computador e mantenham a câmera ligada. 

CARGA HORÁRIA

20 horas       

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Laila Sankari de Camargo Rosa - Surda de nascença  

Palestrante convidada: Sensibilização (Cultura dos surdos)

Oficina de Libras – Língua Brasileira de Sinais

Capacitar os servidores na área da Saúde, Centro Cultural, Ministério Público, Assistência Social (CRAS, CREAS) Biblioteca e outros setores, os profissionais tais como: atendimentos ao Público e que atuam nos balcões no conhecimento introdutório da LIBRAS para atendimento a usuários surdos.

Capacitar os servidores, gestores e supervisores das praças de atendimento das Subprefeituras da cidade de São Paulo no atendimento e acolhimento ao Munícipe Surdo.

 

CURSO TÉCNICO 

  • Técnico de Comunicação
  • Professora de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
  • Curso da FENEIS – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
  • Prolibras Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação de Libras/Português/Libras
  • Prolibras - Atuar como instrutor (Proficiência do MEC)
  • Curso de capacitação IPC- Instituto Pró-Cidadania para pessoas com Deficiências

 

QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS

  • SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiente e Mobilidade Reduzida

Cargo: Coordenadoria de Projetos de Inclusão. (Atualmente)

  • SMPP- Secretaria Municipal de Participação e Parceria - Conselho Municipal das Pessoas Deficientes (CMPD).

Cargo: Assistência Social (2004 á 2006)

  • Prefeitura Municipal de São Paulo – SECOM - Secretaria Executiva de Comunicações

Cargo: Publicidade, Desenhista Gráfica (1980 á 2004)

  • ITESA – Instituto de Tecnologia Especialização e Aprimoramento

Cargo: Professora de LIBRAS (2011 á 2014)

  •  ASSP – Associação dos Surdos de São Paulo

Cargo: Secretaria (2001 á 2006)