PREFEITURA DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

10/01/2020 09h51

A Lei nº 16.817, de 2 de fevereiro de 2018, adota a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretriz de políticas públicas em âmbito municipal. Sendo assim, há necessidade de multiplicação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS entre os servidores da Prefeitura de São Paulo para que as metas sejam internalizadas e cumpridas.

OBJETIVO
Contribuir para a disseminação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no município de São Paulo, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030, da organização das Nações unidas. Estimular a adoção de estratégias de desenvolvimento local, a partir do aprimoramento dos membros da gestão pública municipal.

CONTEÚDO

Dia 1

Contextualização, apresentação de estudo de caso, dados sobre o município e a Prefeitura de São Paulo sobre os 17 ODS.

Dia 2

Dia 3

Dia 4

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da PMSP; APPGG; Pessoas que atuem nos gabinetes das Secretarias; Coordenadores Pedagógicos; Pessoas em cargos de planejamento e gestão que interagem com a temática dos ODS; e agentes públicos de outras esferas de governo que trabalhem com a temática.

METODOLOGIA
O curso terá duração de quatro dias, é possível faltar um único período, sendo que não é possível faltar nem no primeiro período do dia 1, nem no último período do curso (dia 4).

O curso acontecerá alternando palestras expositivas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, debate com os palestrantes, trabalho em grupo com exercícios sobre a implantação da política e rodas de conversa sobre as soluções propostas.

Ao final do curso, os alunos deverão apresentar propostas de como replicar os conteúdos aprendidos ou contribuir com a implementação e o monitoramento dos ODS, que serão avaliadas com nota de 0 a 10, conforme critérios de domínio dos conceitos, capacidade de análise e viabilidade das propostas, sendo 7 a média mínima para aprovação.

CARGA HORÁRIA
35 horas (32h presencial + 3h não presencial)

AVALIAÇÃO
Frequência: 87,5%
Nota mínima: 7