PREFEITURA DE SÃO PAULO

MROSC EAD – MÓDULO 1 - INTRODUÇÃO

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

05/08/2020 10h10

A Lei Federal 13.019/14 estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público; define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com organizações da sociedade civil e institui o termo de colaboração, o termo de fomento e o acordo de cooperação. 

A promulgação desta legislação buscou, de um lado, elevar a transparência, a eficiência e a eficácia na destinação dos recursos públicos, e, de outro, estabelecer segurança jurídica para que as organizações da sociedade civil possam acessar recursos da administração pública a partir de regras e procedimentos claros e previamente estabelecidos. 

De forma minuciosa, a Lei Federal 13.019/14 instrui normas para a seleção das organizações, para a celebração das parcerias, execução dos recursos e monitoramento e avalição das celebrações. No que diz respeito aos aspectos mais imediatos que precisam ser atendidos para a celebração de novas parcerias, é possível afirmar que as principais questões trazidas pela lei federal 13.019/14 dizem respeito a:

Como a Prefeitura de São Paulo costuma celebrar uma significativa quantidade de convênios com organizações da sociedade civil para fomentar e apoiar o desenvolvimento de diferentes modalidades de políticas públicas será necessário planejamento e adaptação para se adequar à nova legislação. O que justifica uma ampla agenda de capacitações para os/as servidores/as municipais e as organizações parceiras para o planejamento necessário à nova realidade.

OBJETIVOS

Apresentar os principais conceitos da Lei Federal 13.019/14, com ênfase nas alterações da dinâmica de parcerias com as organizações da sociedade civil na Prefeitura de São Paulo e nas novas responsabilidades dos servidores públicos e das organizações. A fim de sensibilizar o público alvo sobre a relevância dessas parcerias para o município e a dimensão das mudanças trazidas pela nova lei.       

CONTEÚDO

METODOLOGIA

Exposição de 13 aulas em vídeos com a aplicação de um questionário de 20 questões ao final do curso, com nota máxima de 10 pontos, tendo como material de apoio a Lei 13.019/14, o Decreto Municipal 57.575/16 e o roteiro de leitura elaborado pelo DEPATS. Resolução de questões dos alunos via e-mail.

PÚBLICO ALVO

 Agentes públicos da PMSP e representantes da sociedade civil que trabalham direta e indiretamente com parcerias MROSC. 

CARGA HORÁRIA

16 horas                                   

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Nota: 6 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Mariana Kiefer Kruchin - Diretora de Departamento na Coordenação de parcerias com terceiro setor – COPATS da Secretaria Executiva de Gestão – SEGES da Secretaria Municipal de Governo – SGM. Graduada em Ciências Sociais e Direito.