GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

É de suma importância a compreensão dos longos e complexos processos de construção do pensamento da área de gestão de pessoas no setor público. O curso se propõe a transcorrer essa construção com base nas reformas da administração pública brasileira: patrimonialista, burocrático e gerencial. Rever a história é importante para se compreender o presente e saber olhar para o futuro. Entende-se que o setor público apresenta formas distintas de se pensar a gestão de pessoas, não cabendo a transposição simples dos métodos empregados no setor privado, pois a lógica do setor público deve se fundamentar nos princípios da legalidade, eficiência, moralidade, publicidade e, principalmente, na impessoalidade. Por essa razão, é fundamental aos gestores públicos, independente da esfera de governo em que atuem ou venham atuar, conhecer os desafios encontrados, e, a partir daí, saber enfrentá-los buscando a melhora na prestação dos serviços públicos.

OBJETIVOS
Trazer luz à discussão da gestão de pessoas no setor público, procurando identificar a sua construção ao longo do tempo, seus desafios atuais e buscar soluções para a sua melhora. Pensar a qualidade da gestão pública das cidades a partir do prisma de gestão de pessoas.

CONTEÚDO
Módulo 1 - Legislação de Pessoal na Administração Pública
1ª Aula – Evolução da gestão de pessoas no setor público
2ª Aula – Concurso Público: os aspectos legais, desafios e tendências
3ª Aula – Regime estatutário, regime contratual e uma abordagem sobre a política remuneratória dos servidores
Módulo 2 - Comportamento Organizacional
4ª Aula – Noções básicas de ética: o papel dos valores e da ética na prática do(a) servidor(a) público(a)
5ª Aula – Liderança e motivação de pessoas: teorias motivacionais
6ª Aula - Gestão do Conhecimento: cultura de inovação e da aprendizagem contínua
7ª Aula - Avaliação de Desempenho: métodos e os desafios culturais
8ª Aula - Atividade
Módulo 3 - Instrumentos Disciplinares e Punitivos
9ª Aula - Estatuto do Servidor Público: Dos deveres, Das Proibições e das Responsabilidades e a Lei de Improbidade Administrativa
10ª Aula – Atividade

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos municipais.

METODOLOGIA
Serão realizadas aulas expositivas com dinâmicas que permitam a participação e interação constante dos alunos. Durante todas as aulas teóricas também serão apresentados exemplos práticos que permitam ao aluno visualizar melhor os conceitos trabalhados.

CARGA HORÁRIA
30 horas.

AVALIAÇÃO
Frequência: 75%
Conceito mínimo: Bom
Nota mínima: 5