QGIS AVANÇADO - GEOPROCESSAMENTO APLICADO À GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Considerando as questões ambientais de suma importância no município de São Paulo, o planejamento de bacias hidrográficas se torna uma ferramenta de grande interesse e eficiência no planejamento ambiental e territorial do município.
O uso de tecnologias de geoprocessamento para quantificar e mapear esses elementos é o enfoque do curso, visando munir os servidores de ferramentas técnicas para esses estudos e desenvolvimento de suas atividades de forma mais eficaz.

OBJETIVO
Aplicar as ferramentas de geoprocessamento do software QGIS em estudos de bacias hidrográficas.

CONTEÚDO
1. Conceitos fundamentais: noções básicas de bacia hidrográfica o conceito de bacia hidrográfica tipos e hierarquias de rios e bacias divisão das bacias hidrográficas do Município de São Paulo
2. O aplicativo QGIS: apresentação do software, a interface gráfica do QGIS, as ferramentas aplicadas e configuração inicial.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da PMSP com nível superior e conhecimentos específicos em geoprocessamento. Preferencialmente aqueles que lidam com geoprocessamento em suas atribuições e que realizaram o curso básico de geoprocessamento ou possuir conhecimentos equivalentes.

METODOLOGIA
Aula expositiva, estudos de caso e exercícios práticos.

CARGA HORÁRIA
20 horas.

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito: BOM