Criação e divulgação multimídia

A linguagem audiovisual e suas várias plataformas digitais vêm se consolidando como importante instrumento de difusão de ideias nos planos políticos, culturais, sociais e econômicos. Ainda que a tecnologia tenha facilitado muito a produção desse tipo de conteúdo, ainda são poucas as iniciativas que relacionam essa linguagem com as temáticas de Governo Aberto, além do que muitas pessoas não têm conhecimentos que lhes permitam usufruir de todo o potencial dos recursos audiovisuais.

OBJETIVOS
Apresentar as ferramentas multimídia e sua aplicação de forma panorâmica.

CONTEÚDO
Oficina de edição de imagens/vídeos:
Foco nas ferramentas de promoção das informações de Governo Aberto;
Conceitos básicos de edição de imagens e vídeos em programas de uso livre, como Gimp, Ligthworks e Avidemux.

Oficina de Redes Sociais (foco Youtube):
Impacto dos vídeos na internet ;
Breve histórico do Youtube;
Busca de vídeos, atualizações de vídeos, utilização de tags (rótulos de identificação),
Aplicações da ferramenta para fomento de ações de governo aberto.

Cases:
Infocidade – dados sobre o município disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano;
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE;
Siga Brasil.

PÚBLICO ALVO
Servidoras e servidores da área de Comunicação, interessados no tema e que estejam envolvidos com o tema em suas rotinas de trabalho.

METODOLOGIA
Atividades práticas em redes sociais.

CARGA HORÁRIA
5 horas

AVALIAÇÃO
100% de frequência e participação.
Conceito mínimo “bom” (7,0).

INSTRUTOR
Osvaldo Santana de Oliveira Junior