OFICINA DE GOVERNO ABERTO: QUEM SE SENTE INSEGURO NA CIDADE? DISCUTINDO O ATUAL MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Segurança Pública é um tema relevante por ser tratar de uma das áreas do governo que mais toca o dia-a-dia do cidadão. Os policiais - burocratas de rua fazem um trabalho que faz parte do poder executivo e se inter-relaciona quando o indivíduo é encaminhado à penalização junto ao sistema de justiça. A cidade de São Paulo, ainda que tenha reduzido o número total de homicídios em relação ao ano passado, aumentou o número da letalidade policial, ou seja, a polícia passou a matar mais apesar da sociedade ter se tornado um pouco menos violenta. Sabendo disso, ainda é algo preocupante, visto que, muitas vezes o cidadão se vê em um paradoxo, querendo confiar nas policiais, mas em contrapartida observando esses dados.

É importante que o cidadão conheça os dados, assim como, a quem denunciar em caso de excepcionalidades cometidas inclusive por quem deveria zelar pela tecnicidade e a lei. Por outro lado, é necessário também, elucidar sobre as violências comuns, ou seja, praticadas por civis.

É fundamental conscientizar a população sobre o saber dos deveres, direitos e também dos limites como cidadão e os limites do estado quando portador do monopólio legítimo da violência.

 OBJETIVO

1. Apresentar os canais de denúncia e de dados de Segurança.

2. Abordar os dados e promover o conhecimento sobre o estado atual de coisas, a fim de que conheçam o que é técnico e o que é abuso dentro de uma ação institucional.

3. Promover Conhecimento.

4. Orientar sobre o uso de Ferramentas Públicas.

5. Elucidar sobre direitos.

CONTEÚDO

1. Apresentação da intenção da Oficina

2. Apresentação de Dados sobre Segurança Pública

3. Apresentação de Instituições

4. Apresentação dos Canais de Denúncia

5. Apresentação de Movimentos Sociais

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos e sociedade civil, em geral. Em especial, pessoas que trabalham ou se interessem por segurança pública.

METODOLOGIA

Exposição dialogada.

CARGA HORÁRIA

4 horas.

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM