OS PODERES DA COMUNICAÇÃO

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

A comunicação sem dúvidas é uma das habilidades pessoais mais exigidas na prestação de um serviço de excelência e na construção dos relacionamentos interpessoais.

Diversos problemas enfrentados pela Administração Pública estão relacionados com a forma e qualidade da comunicação entre os líderes e liderados, entre os servidores e seus pares, entre servidores e o público em geral.

A qualidade da comunicação influencia no clima do ambiente de trabalho, na própria qualidade do serviço e na imagem da Administração Pública perante a comunidade.

É preciso ser capaz de falar de forma clara, empática e educada com as pessoas pessoalmente, em público, por telefone e por escrito.

Quando se investe em comunicação, investe-se em relacionamento. Por isso, a relevância em promover eventos de capacitação dessa habilidade tão importante para o desenvolvimento pessoal dos servidores e para a melhoria da prestação de serviço da Administração Pública.

OBJETIVO

1. Apresentar conceitos de Comunicação Intrapessoal, Comunicação Estratégica, Comunicação Não Violenta, Comunicação Motivacional.

2. Demonstrar o poder da comunicação na construção da autoestima, da imagem pessoal e na qualidade dos relacionamentos.

3. Evidenciar como a comunicação pode motivar, persuadir e influenciar pessoas, mediante a construção da autoridade e afinidade.

4. Fornecer técnicas para uma Comunicação mais empática, pautada nos princípios da Comunicação Não Violenta - CNV.

CONTEÚDO

1. Comunicação Intrapessoal (self talk) e a sua influência na autoestima e na maneira como o indivíduo de comunica

2. Elementos da Comunicação que impactam na construção como marca pessoal (curb apple pessoal)

3. A Comunicação dos Líderes: elementos de influência e motivação

4. Comunicação Não Violenta: uma maneira empática de se comunicar e de apaziguar conflitos

5. A Comunicação e os Princípios da Persuasão

PÚBLICO-ALVO

A palestra é voltada para a formação de agentes públicos que desenvolvem atividades de atendimento e/ou posições hierárquicas de gestão ou chefia.

METODOLOGIA

Palestre expositiva dialogada, com a aplicação de pequenas dinâmicas.

CARGA HORÁRIA

2 horas.

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM