CICLO DE PALESTRAS PREMIA SAMPA – INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

O Premia Sampa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão. Como forma de divulgar as boas práticas e incentivar o servidor a executar ações inovadoras em seu ambiente de trabalho o seminário acontece como um preparatório para a próxima edição do prêmio, a fim de desmistificar o que é inovação no serviço público, promover a integração entre áreas correlatas da Prefeitura de São Paulo, capacitar quanto à inscrição de um projeto na premiação.

 OBJETIVO

Tem por objetivos específicos divulgar os projetos desenvolvidos e implantados por servidores em suas unidades de trabalho; fomentar a inovação no serviço público de diversas formas; possibilitar a troca de experiências entre os servidores de áreas correlatas para permitir a multiplicação das boas práticas e a melhoria tanto das atividades internas quanto na eficiência na prestação de serviço aos munícipes.

 CONTEÚDO

1. Selo de acessibilidade digital

1.1. O selo de acessibilidade digital certifica sítios e portais eletrônicos que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente. Os responsáveis por sítios e portais eletrônicos podem requerer o selo à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que, em conjunto com a comissão permanente de acessibilidade, avaliará a acessibilidade das páginas submetidas, segundo critérios e procedimentos estabelecidos na portaria SMPED-Gab nº 08/2018. Os requerentes cujos sítios ou portais eletrônicos avaliados cumpram com os referidos critérios serão contemplados com o selo de acessibilidade digital.

2. Cultura inclusiva

2.1.  O projeto cultura inclusiva permite que as pessoas com deficiência tenham acesso à cultura em diversos pontos da cidade de São Paulo. Inovador na administração pública, o projeto possui mensalmente um calendário de atividades e espetáculos com tradução para libras, audiodescrição, micro-ônibus acessível, com capacidade para transportar até cinco usuários em cadeiras de rodas, e recepcionistas com deficiência. O cultura inclusiva atende ao público de todas as idades nos teatros, bibliotecas, museus, casas de cultura e centros culturais. Em paralelo, incentivamos que artistas com deficiência se inscrevam nos editais e cadastros da SMC, para que possam fazer parte do Circuito Municipal de Cultura.

 PÚBLICO-ALVO

Todos os agentes públicos da Prefeitura de São Paulo que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos de melhoria interna e inovação em suas unidades de trabalho, preferencialmente os que tenham correlação com os temas apresentados.

 METODOLOGIA

Palestra expositiva, seguida de debate, com mediação.

 CARGA HORÁRIA

2 horas.

 AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM