CICLO DE PALESTRAS PREMIA SAMPA – MAPEAMENTO DE PROCESSOS E FERRAMENTAS DE GESTÃO

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

O Premia Sampa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão. Como forma de divulgar as boas práticas e incentivar o servidor a executar ações inovadoras em seu ambiente de trabalho o seminário acontece como um preparatório para a próxima edição do prêmio, a fim de desmistificar o que é inovação no serviço público, promover a integração entre áreas correlatas da Prefeitura de São Paulo, capacitar quanto à inscrição de um projeto na premiação.

 OBJETIVO

Tem por objetivos específicos divulgar os projetos desenvolvidos e implantados por servidores em suas unidades de trabalho; fomentar a inovação no serviço público de diversas formas; possibilitar a troca de experiências entre os servidores de áreas correlatas para permitir a multiplicação das boas práticas e a melhoria tanto das atividades internas quanto na eficiência na prestação de serviço aos munícipes.

 CONTEÚDO

1.  Implantação do PMO SPOBRAS - escritório de empreendimentos

1.1. A implantação do PMO - escritório de empreendimentos é um projeto que visa alcançar a excelência em gestão dos empreendimentos da SPOBRAS. Esta nova filosofia, baseada nas melhores práticas de gerenciamento do mercado e nos standards de gestão de projetos do PMI - Project Management Institute, foi introduzida através da criação de uma metodologia própria e inovadora na gestão pública. Foram criados processos e ferramentas de gestão em conjunto com os servidores, o que fez com que a equipe se apropriasse dessa nova metodologia. A equipe foi capacitada por um curso de gestão de

Projetos. Foram priorizados os processos que integram informações com as diversas secretarias e demais órgãos da administração pública. Visando a perenidade da nova metodologia, foi implantado um sistema de gestão de empreendimentos desenvolvido pelo setor de ti da empresa para o monitoramento e controle dos empreendimentos e melhor gestão do portfólio, o que deu transparência das informações aos servidores.

2.   Implantação do processo eletrônico com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

2.1. Prefeitura de São Paulo promove a modernização dos processos administrativos, por meio da implantação do Sistema Eletrônico De Informações (SEI), criado e cedido gratuitamente pelo tribunal regional federal da 4ª região (TRF4). Com ele, a tramitação de processos e documentos passa por uma profunda transformação, com importantes benefícios aos servidores e aos cidadãos. Cada processo passa por diversos órgãos durante seu tempo de vida. Em papel, essa tramitação é morosa, tem altos custos e possui uma série de fragilidades, com risco de extravio, danos físicos, quebra de sigilo de informação, além de tornar custoso e difícil o acesso às informações por servidores, gestores e cidadãos. Dada sua complexa realidade administrativa, a Prefeitura buscou uma ferramenta que pudesse ser adaptada ao trabalho desenvolvido pelos servidores, com uma interface amigável aos usuários e cidadãos. Registram-se grande economia de recursos e ganhos em controle, transparência e celeridade dos processos.

 PÚBLICO-ALVO

Todos os agentes públicos da Prefeitura de São Paulo que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos de melhoria interna e inovação em suas unidades de trabalho, preferencialmente os que tenham correlação com os temas apresentados.

 METODOLOGIA

Palestra expositiva, seguida de debate, com mediação.

 CARGA HORÁRIA

2 horas.

 AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM