OFICINA DE CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS APLICADAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

Em 2008, Richard Thaler e Cass Sunstein publicam o livro Nudges, sugerindo a aplicação de conceitos da economia comportamental e ciências comportamentais para as políticas públicas. A partir de exemplos de sucesso já bem estabelecidos, o Nudge é apresentado como uma ótima forma custo x benefício para lidar com desafios que envolvem o comportamento humano. Entendendo os fatores que influenciam a tomada de decisão, podemos melhor direcioná-los para o bem-estar social. Nas últimas duas décadas, a aplicação de insights comportamentais tornou-se tendência mundial em inovação pública, com mais de 200 unidades específicas estabelecidas pelo mundo. O programa Nudge//SP, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), surge em 2018 aplicando esses conceitos em políticas municipais e propõe-se agora a capacitar demais servidores para que voltem o olhar ao componente humano e decisório no desenho de suas políticas, programas e serviços.

OBJETIVO

• Expor e ilustrar os principais conceitos das ciências comportamentais e da economia comportamental, bem como a sua aplicação prática, com enfoque nas políticas públicas, trazendo e debatendo casos de sucesso em contextos variados.

• Promover a discussão de questões pertinentes e o exercício de identificar onde as Ferramentas de ciências comportamentais seriam aplicáveis dentro da Prefeitura.

CONTEÚDO

Etapa 1 - Introdução ao tema

• Apresentação da diferença entre ação e intenção

• Contextualização da importância do tema em políticas públicas

Etapa 2 - Conceito: duas formas de pensar

• Apresentação do conceito sistema 1 e sistema 2

• Apresentação de exemplos de comportamentos ligados a cada um dos sistemas

Etapa 3 – Conceito: o que é Nudge?

• Apresentação do conceito de Nudge

• Apresentação do conceito de arquitetura de escolha

• Apresentação do conceito de paternalismo libertário

• Contextualização sobre a aplicação de Nudge em governos

• Apresentação da metodologia de aplicação de Nudge

Etapa 4 – A ética e as ciências comportamentais

• Reflexão sobre questões éticas envolvidas na aplicação de ciências comportamentais

Etapa 5 – Ferramentas de Nudge

• Apresentação dos principais princípios comportamentais

• Apresentação das ferramentas que compõem cada um desses princípios

• Exemplificação do uso das ferramentas em casos reais

Etapa 6 - aplicação em casos reais e experimentos aleatórios

• Apresentação de casos reais de aplicação de nudge em políticas públicas

• Apresentação da metodologia de experimentos aleatórios

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos da Prefeitura que têm interesse em aprender mais sobre economia comportamental, ciências comportamentais e Nudge aplicados nas políticas públicas. Não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto.

METODOLOGIA

Os conceitos ministrados serão alternados entre um espaço expositivo, uma atividade interativa e um espaço para discussão, através de roda de conversa. Algumas das ferramentas utilizadas nas atividades serão Card Sorting, ideação em grupo, estudo de casos, etc.

CARGA HORÁRIA

4 horas.

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM