GESTÃO DA COMUNICABILIDADE – PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO

Gestão de Tecnologia, Informação e Comunicação

Problemas com a comunicação são apontados, por diversas pesquisas, como uma das principais causas de insatisfação nas organizações e insucessos de projetos. Projetos falhos e não alinhamento entre as áreas podem ser apontados como causa de imenso prejuízo financeiro e de tempo na Prefeitura de São Paulo. Dessa forma, todo trabalho preventivo refletirá em melhor uso dos orçamentos, melhor satisfação com o trabalho para as pessoas, e execução de mais projetos em menor tempo.

OBJETIVO

• Compreender a relação entre comunicação, ruídos e problemas na Prefeitura;

• Pesquisar e compreender os processos e as estratégias de comunicação;

• Discutir os diversos fatores críticos da comunicação e objetivos da gestão da comunicabilidade, modelo CISO;

• Identificar, CISO-A, e construir processos de solução de problemas de comunicabilidade, e assim, minimizar a insatisfação;

• Discutir e construir a gestão da comunicabilidade, facilitando a sinergia de expectativas nos projetos e nos processos.

CONTEÚDO

1. Primeiro dia

  • Que podemos definir como comunicação;
  • Da sensação à emoção, a neurociência auxiliando a comunicação;
  • Fatores críticos;
  • Gestão de processos / conhecimento / comunicação / segurança da informação/maturidade;
  • Pesquisa.
  • Pesquisa/trabalho, a ser realizado no local de trabalho.

2. Segundo dia

  • Segurança Da Informação;
  • Ruído;
  • Feedback;
  • Redundância;
  • Histórico;

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos da administração, direta e indireta, da Prefeitura de São Paulo.

METODOLOGIA

Exposição dialogada, estudo de caso, dinâmica de grupo, debate e pesquisa nas áreas de trabalho.

CARGA HORÁRIA

20 horas (16h presencial + 4h não presencial)

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM