CURSO EAD "PROMOVENDO O BEM-ESTAR VOCAL DO PROFESSOR"

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

Dados epidemiológicos obtidos nas atividades de perícia do DESS (Departamento de Saúde do Servidor) apontam o distúrbio de voz como um dos problemas de saúde a ser refletido e enfrentado sob a ótica da promoção de saúde. A análise do total de licenças médicas concedidas por alterações vocais nos anos de 1999 a 2009 revelou que 95,6% eram de profissionais da educação. Com o intuito de lidar com esta questão, foi instituída em 11 de fevereiro de 2004 a Lei Municipal nº 13.778, que dispõe sobre a criação do programa municipal de saúde vocal, regulamentada em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924. O Programa Municipal de Saúde Vocal é voltado para a atenção integral à saúde vocal do educador da rede de ensino do município de São Paulo, com caráter fundamentalmente preventivo. Deve compreender um conjunto de ações individuais e coletivas que englobam orientações sobre saúde vocal e intervenção nos ambientes de trabalho, visando o controle dos fatores de risco do ambiente físico e organizacional do trabalho. De acordo com a lei e o decreto, o educador deve participar periodicamente de um curso teórico-prático que inclua orientações e vivências em saúde vocal. Considerando o grande número de professores na rede municipal de educação e a dificuldade de atender essa totalidade surge a proposta de um curso à distância. Mantendo os mesmos objetivos inicialmente propostos, mas utilizando-se novas estratégias que facilitem o acesso dos professores, o curso pode ser feito no local de trabalho ou na própria residência.

 OBJETIVO

Desenvolver um bom desempenho vocal.

 CONTEÚDO

Aulas presenciais:

1ª- Apresentação do programa municipal de saúde vocal

    - Professor: um profissional da voz

    - Conteúdo do curso

    - Acesso ao ambiente virtual – moodle

2ª - Exercícios de relaxamento e respiração

    - Esclarecendo dúvidas sobre o acesso à plataforma de aprendizagem

3ª - Exercícios vocais: praticando a teoria

    - Aquecimento e desaquecimento vocal

    - Fechamento do curso

 Aulas à distância:

1ª - O que é voz

2ª - Cuidados com a voz

3ª - Voz no trabalho docente

4ª - Corpo, postura e relaxamento

5ª - Respiração

6ª - Articulação e ressonância

7ª - Expressividade e emoção

 PÚBLICO-ALVO

Professores da rede municipal de ensino, podendo ser auxiliar de desenvolvimento infantil; professores de desenvolvimento infantil, professores de educação infantil e fundamental, professor de ensino fundamental II e médio; e coordenadores pedagógicos, em exercício da função ou readaptados e diretores de escolas.

 METODOLOGIA

Três aulas presenciais. Sete módulos, realizados à distância, que abrangem aulas e materiais de apoio de todos os aspectos associados ao uso profissional da voz.

 CARGA HORÁRIA

40 horas (8h presencial + 32h não presencial)

 AVALIAÇÃO

Frequência: 100%