INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Com a publicação do Decreto Municipal n° 58.426 de 18 de setembro de 2018, que regulamenta o Código de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público e institui a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, a Prefeitura de São Paulo implementa importantes políticas voltadas ao respeito, à transparência e ao bem servir a população.

O novo Decreto Municipal institui orientações técnicas e boas práticas com foco na redução da burocratização, simplificação e padronização dos procedimentos, estabelecendo diretrizes e padrões de excelência na prestação dos serviços públicos.

Adoção de metodologias e instrumentos para o gerenciamento dos processos organizacionais pelos diferentes órgãos municipais propiciará a busca pela melhoria contínua na prestação dos serviços e atendimento ao cidadão de forma ágil e eficiente.

A partir de uma visão sistêmica e de um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas é possível analisar, aperfeiçoar e padronizar os processos de trabalho envolvendo e integrando todos os setores e áreas por onde passa o processo permitindo a melhoria de cada etapa do trabalho.

OBJETIVO
Capacitar os participantes nos principais conceitos, ferramentas e técnicas aplicadas ao gerenciamento de processos.

CONTEÚDO
Etapa 1 - Introdução
• Paradigmas da gestão pública
• Administração pública em mudança
• Diretrizes e padrões de excelência nos serviços públicos
• Organização orientada para o cidadão

Etapa 2 - Gerenciamento de processos
• Princípios e conceitos de gerenciamento de processos
• Visão tradicional x Visão por processos
• O que é processo
• Tipos de processos
• Características básicas do processo
• Elementos do processo
• Cadeia de Valor – Porter

Etapa 3 – Ciclo de vida do processo
• Planejamento e alinhamento estratégico
• Análise do processo atual (AS-IS)
• Redesenho do processo (TO BE)
• Implantação do novo Processo
• Monitoramento do processo
• Melhoria contínua do processo

Etapa 4 – Método para análise e melhoria dos processos
• O que é mapeamento de processos
• Orientações de melhores práticas para mapear um processo
• Ferramentas para analisar e melhoras o processo

Etapa 5 – Ferramentas para gerenciamento de processos
• BPM e a Tecnologia da Informação
• Soluções BPMS para modelagem de processos organizacionais

PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos que buscam adquirir novos conhecimentos sobre como analisar e melhorar os processos de trabalho; servidores que estejam participando de atividades de revisão de processos em suas unidades; servidores que desejam ser multiplicadores da metodologia de gestão de processos implementando em suas unidades.

METODOLOGIA
Exposição dialogada com dinâmica em grupo, apresentação de filmes didáticos, exercício em grupo, apresentação de casos reais da Prefeitura. Modelagem de um processo de trabalho “real” como atividade final.

CARGA HORÁRIA
20h (16h presenciais + 4h não presenciais)

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito: BOM