PAE - PLANO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMERGÊNCIA E GERENCIAMENTO DE CRISE

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

A Administração pública precisa atender as Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros, Lei da CIPA e NBR das Brigadas de Incêndio. O Plano de Administração de Emergência e Gerenciamento de Crise – PAE é uma importante etapa durante uma situação de emergência, dado o risco de morte de pessoas, caso ele não seja realizado com calma e segurança. O conhecimento do espaço físico em que trabalha, a identificação e o respeito à sinalização adequada, a eliminação de obstáculos e o cuidado com a exposição a piso molhado, fumaça, gás e rede elétrica são fatores importantes para a ciência de todos. Plano B (Contingência), para garantir o funcionamento e os documentos. Além disso, a Legislação Municipal (Lei 13.174 e Portaria 374/02-SGP) asseguram que sejam promovidos treinamentos para melhoria e desempenho dos servidores no que se refere à Segurança do Trabalho.

OBJETIVO
Alertar sobre os procedimentos durante o abandono da edificação, praticar a descida de alguns lances de escada ou caminhar até o ponto de encontro, conhecendo as rotas de fuga, o socorrismo e o combate de emergência. Por em prática o Plano B (Contingência).

CONTEÚDO
• Definições e terminologias
• Apresentação
• Introdução
• Objetivos
• Procedimentos de manutenção
• Planos de administração de emergência
• Plano de atuação da brigada de incêndio e abandono/evacuação
• Plano b ou plano de contingência
• Plano de emergência
• Plano de comunicação
• Plano de prevenção
• Instruções complementares de segurança
• Caracterização
• Disposições finais e conclusão

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos e sociedade civil

METODOLOGIA
Palestra expositiva com estudos de caso, dinâmicas em grupo, rodas de conversa/debate e atividade prática, com envio de material de leitura obrigatória antes do curso.

CARGA HORÁRIA
10h (8h presenciais + 2h não presenciais).

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito: BOM