LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE INSTRUTORIA - SALA DE AULA

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

A capacitação dos servidores da PMSP depende, atualmente, da iniciativa voluntária dos agentes públicos das mais diversas carreiras, cargos e funções, uma vez que não existe constituído corpo funcional específico para essa finalidade. Dessa forma, ao longo dos anos, a EMASP amealhou diversos profissionais, propositores de cursos, workshops, oficinas e laboratórios. Muitos desses profissionais detêm conhecimento avançado nas áreas de didática, instrutoria e andragogia, mas mesmo assim necessitam de novos desafios, parâmetros, paradigmas e referências para a correta execução do trabalho de capacitação. Sendo assim, sobretudo considerando o cenário apresentado, toma corpo a presente proposta, objetivando oferecer aperfeiçoamento na formação experimental e suplementar aos instrutores voluntários da EMASP e demais escolas de governo da PMSP, instrumentalizando-os em novas técnicas e formas de abordagem dinâmica em sala de aula, consignadas aos princípios, orientações, normas e regimentos da EMASP, ao decreto 58.074/2018 e em continuação ao já desenvolvido pelo curso laboratório experimental de instrutoria, validado sob número 483/2016, agora com foco específico na simulação de condução de sala de aula com uso das técnicas aprendidas.

OBJETIVOS
Adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades, incorporar novas atitudes e valores relacionados às áreas de didática, instrutoria e andragogia. Desenvolver as mais diversas formas de expressão artística e corporal como recursos pedagógicos de linguagem.

CONTEÚDO
• Potencialização extrema do uso da didática de problematização e dinâmicas de grupo: escolha da(s) técnica(s) mais apta(s) ao uso de elementos artísticos (como teatralização, dramatização e musicalização, aprendidos no primeiro laboratório) para a condução de grupos de trabalho em sala de aula.
• Laboratório experimental: apresentação dos trabalhos desenvolvidos em formato de aula.
• Avaliação.
• Debate e discussão final.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos aprovados no curso Laboratório Experimental em Instrutoria, validado sob número 483/2016, preferencialmente que também já tenham cursado a Formação Básica em Instrutoria Institucional (validação 025/2017) e Formação Prática em Instrutoria Institucional (validação 379/2017).

METODOLOGIA
Aula expositiva com dialogação; realização de atividades dinâmicas; debates; apresentação de vídeos ilustrativos das técnicas objetivadas; análises e estudos de casos; apresentação de aula prática experimental.

CARGA HORÁRIA
24 horas (16h presencial + 8h não-presencial)

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito mínimo: bom