BASES PARA FORMULAÇÃO E ANÁLISE DE INDICADORES

As competências em indicadores na Administração pública são essenciais. Fomentá-las é necessário para qualquer profissional, técnico ou gestor, que atue no setor público e, mais especificamente, na formulação, implementação ou avaliação de programas, projetos e políticas públicas. A criação e a aplicação dos indicadores orientam a tomada de decisões e o fluxo das operações, e viabilizam práticas mais eficientes, eficazes e efetivas.

OBJETIVOS
Oferecer noções básicas sobre formulação, interpretação e análise de indicadores para os operadores das políticas públicas.

CONTEÚDO
O que são e por que utilizar indicadores;
Propriedades desejáveis dos indicadores;
Tipos e fontes de dados;
Cálculo de indicadores: nomenclatura, fórmulas e operações;
Ficha técnica do indicador;
Construção de indicadores: estabelecimento de indicadores úteis, etapas de definição, processo para definição de indicadores;
Pesquisa e levantamento de campo: instrumentos e métodos de medição, planejamento e seleção do público, seleção e treinamento dos pesquisadores, aplicação da pesquisa de campo, análise dos resultados e representação da informação.

PÚBLICO ALVO
Servidores de nível médio e superior da Administração direta e indireta, interessados ou que estejam envolvidos com o tema. É exigida a conclusão do curso “Noções Básicas de Indicadores na Gestão Pública”.

METODOLOGIA
Expositivo socrático e oficina.

CARGA HORÁRIA
8 horas

AVALIAÇÃO
Discente: Frequência 100%
Docente: Questionário padrão EMASP

INSTRUTOR
Luiz Carlos Barbosa Alves