Administradoras de Imóveis

Outros Serviços Relacionados ao IPTU


As administradoras de imóveis — pessoas físicas (autônomos) ou jurídicas inscritas no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) com um dos Códigos de Serviço aceitos — sediadas no Município de São Paulo, podem solicitar, gratuitamente, seu cadastramento perante a Secretaria Municipal da Fazenda para receber as Notificações de Lançamento do IPTU de seus clientes.

Códigos de Serviço aceitos:
03980: profissional autônomo - pessoa física
03212: administradora de imóveis - pessoa jurídica

Para aderir, o(a) administrador(a) deverá ter, no mínimo, 50 (cinquenta) imóveis para cadastrar. O período de cadastramento de administrador(a) vai de janeiro a setembro, sendo efetivado para o exercício seguinte.

Os pedidos de inclusão ou cancelamento de imóvel no domicílio da administradora devem ser feitos de janeiro a outubro de cada ano, observando o procedimento abaixo, sendo efetivado, também, para o exercício seguinte.

Somente será possível ser atendido com dia e hora previamente marcados. Para agendar seu atendimento no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF), clique aqui.

Endereço do Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF):
Praça do Patriarca, 69
Horário de atendimento:
Das 9h às 17h, somente após prévio agendamento eletrônico.

Atenção: a entrega das notificações de lançamento do IPTU por meio de administradoras de imóveis não obedece ao cronograma de distribuição por opção de data de vencimento eleita pelo contribuinte, realizada no recadastramento, relativo à Emissão Geral do exercício fiscal corrente.

As solicitações referentes a Entidades da Administração Pública Direta e Indireta seguirão os procedimentos estabelecidos abaixo, ficando dispensada a juntada de documentos relacionados ao pedido de cadastramento de Administradora. A solicitação poderá ser formalizada através de Ofício da entidade.

Maiores informações, entrar em contato através do e-mail dicle@prefeitura.sp.gov.br - Divisão de Cadastros e Lançamentos Especiais (DICLE).
 

Verifique a documentação necessária para a abertura de cada pedido

Para cadastramento do (a) administrador (a):
A Administradora deverá preencher e entregar duas vias do formulário específico (clique aqui para acessá-lo) com firma reconhecida, juntamente com cópias autenticadas dos seguintes documentos:
• Profissional Autônomo: RG, CPF, ficha de inscrição no CCM com o Código de Serviço apropriado e notificação do IPTU, referente ao domicílio tributário do autônomo.
• Empresa: contrato social e última alteração, se houver, ou estatuto social e ata da assembleia que elegeu a atual diretoria, CNPJ, ficha de inscrição no CCM com o Código de Serviço apropriado e notificação do IPTU referente à sede da empresa, RG e CPF do representante legal.

A comunicação quanto ao deferimento ou não do pedido será feita através de devolução da segunda via do pedido, devidamente preenchida.
 

Para inclusão do imóvel para entrega das Notificações de Lançamento do IPTU no domicílio Administradora:

A administradora deverá preencher e entregar formulário específico de inclusão (clique aqui para acessá-lo) acompanhado de cópia simples dos documentos pessoais (RG e CPF) do proprietário, em todos os casos.

Quando o (a) administrador (a) mantiver contrato formal de prestação de serviço com o proprietário do imóvel, seu representante legal poderá assinar o formulário de autorização, juntando cópia do referido contrato e do Contrato Social/Alteração.

Atenção: os dados cadastrais do IPTU devem estar atualizados antes da solicitação de inclusão do imóvel para entrega do IPTU na Administradora (clique aqui para solicitar a atualização dos dados cadastrais).

A comunicação quanto ao processamento ou não do pedido será enviada ao e-mail cadastrado pela Administradora.


Para cancelamento da entrega das Notificações de Lançamento do IPTU no domicílio Administradora:

Cancelamento solicitado pelo proprietário: Preencher e entregar formulário (clique aqui para acessá-lo) acompanhado de cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) do proprietário.

Se os dados cadastrais do IPTU estiverem desatualizados, entregar também cópia do título de propriedade do proprietário atual.

Cancelamento solicitado pela Administradora: Preencher e entregar formulário (clique aqui para acessá-lo) assinado por seu representante legal e acompanhado de cópia do Contrato Social/Alteração ou procuração.