Contribuintes poderão pagar 2ª via do IPTU com Pix em São Paulo

Nova opção de pagamento já vale a partir de 1º de dezembro.

Os contribuintes paulistanos terão uma nova opção para efetuar o pagamento da segunda via do IPTU: a partir de sexta-feira (1º/12) a Prefeitura de São Paulo passará a disponibilizar, pela internet, um Código QR para pagamento do tributo utilizando o sistema Pix. Para emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br. A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp.

O pagamento com Pix poderá ser feito em qualquer instituição financeira que adotou o sistema, trazendo mais comodidade e praticidade à população. A modalidade de pagamento será aceita inicialmente apenas para o pagamento do IPTU: tributos municipais como ITBI, ISS ou valores em Dívida Ativa seguem sendo quitados por meio de documentos com códigos de barra, ou em débito automático, na rede bancária credenciada pela Prefeitura.

Além de se tornar mais uma opção de meio de pagamento para os contribuintes, o pagamento com Pix representa uma redução de custos para o município, já que a Prefeitura não paga nenhuma taxa para a emissão dos códigos de pagamento. Vencedor do processo de licitação promovido pela Prefeitura, o Bradesco será o emissor dos boletos Pix.

Os contribuintes que quiserem pagar a 2ª via do IPTU de São Paulo usando o Pix devem ficar atentos a estas orientações:

  • Emita a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, no link direto iptu.prefeitura.sp.gov.br;
     
  • Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
     
  • A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.
A Secretaria Municipal da Fazenda ressalta que não envia documentos de arrecadação por e-mail, WhatsApp, SMS ou qualquer outro meio eletrônicoSaiba mais aqui.