PREFEITURA DE SÃO PAULO

DUC (Demonstrativo Unificado do Contribuinte) - 2ª Fase

Contribuintes poderão acessar também os débitos referentes ao IPTU em programa pioneiro da Secretaria Municipal de Finanças.

18/08/2010 09h19

Depois do sucesso de lançamento do Demonstrativo Unificado do Contribuinte (DUC), que disponibiliza todas as informações individuais referentes a pagamentos e débitos dos tributos municipais, como ISS, TFE e TFA, a ferramenta traz uma grande novidade em sua segunda fase. A partir de agora, os contribuintes poderão acessar também informações sobre débitos de seu IPTU, pelo mesmo endereço eletrônico.

Disponível desde março de 2010, o dispositivo online é simples: basta acessar o link pelo endereço: www.prefeitura.sp.gov.br/duc e digitar o CPF ou CNPJ.

Antes disso, é necessário se cadastrar neste site da Secretaria de Finanças e solicitar uma Senha Web - individual e segura, que representa a assinatura eletrônica da pessoa física ou jurídica que a cadastrou. Basta acessar a seção "Senha Web" e seguir as instruções.

A ferramenta corresponde a mais uma meta cumprida da Agenda 2012 e permite que o contribuinte acesse suas informações pessoais, imprima boletos de pagamento e acompanhe os vencimentos dos tributos pendentes. Os valores já estão atualizados e o pagamento pode ser feito na rede bancária autorizada, terminais de autoatendimento ou pela Internet. Há ainda a opção de parcelamento dos débitos. Pela própria página do DUC, basta acessar o link de um dois programas de parcelamento da Prefeitura: o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) ou o PAT (Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários) e se cadastrar em um deles.

O acesso pode ser feito pelo atalho: www.prefeitura.sp.gov.br/duc ou por link nesta página da Secretaria de Finanças: seção "DUC (Demonstrativo do Contribuinte)".

Nota: Para fazer a atualização cadastral de seu imóvel, o contribuinte deverá acessar a atual página de Atualização Cadastral, disponível neste site. Essa atualização é muito importante para que não ocorram casos de pagamento em duplicidade ou cobrança indevida.