Contribuinte de São Paulo poderá pagar tributos municipais pelo Pix

Além da comodidade à população, medida trará economia à cidade de cerca de R$ 10 milhões em cinco anos.

Em breve a Prefeitura de São Paulo oferecerá mais uma opção de pagamento dos tributos municipais. Os documentos arrecadatórios emitidos pela cidade terão um código QR para pagamento pelo Pix, em qualquer instituição financeira que adotou o sistema.

Vencedor do processo de licitação promovido pela Prefeitura, o Bradesco será o emissor dos novos boletos municipais com Pix. O contrato é de cinco anos e um estudo da Secretaria Municipal da Fazenda projeta uma economia de cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos, ao longo desse tempo.

Tributos como IPTU, ITBI, ISS ou valores em Dívida Ativa, por exemplo, atualmente podem ser quitados por meio de documentos com códigos de barra, ou em débito automático, na rede bancária credenciada pela Prefeitura, o que gera um custo, em média, de 60 centavos por cada cobrança. Com a nova opção do Pix, esse custo para a cidade será zerado.

Além da economia, outra vantagem é que a população terá, quando a modalidade for implantada, uma rede arrecadadora mais extensa, englobando todas as instituições financeiras que participam do ecossistema do Pix, trazendo mais comodidade e praticidade à população. O início da opção de pagamentos por Pix é em torno de seis meses, conforme previsto no edital de licitação.