População pode votar em propostas para o Orçamento de 2023

Votação pelo site Participe Mais ocorre até dia 15 de junho.

A população da cidade de São Paulo pode votar, a partir desta terça-feira (31/05), em propostas que poderão integrar o Orçamento da Prefeitura em 2023. A votação ocorre pelo portal Participe Mais (http://participemais.prefeitura.sp.gov.br/) e cada morador poderá votar em até cinco propostas entre as 480 sugestões pré-selecionadas. São 15 propostas em análise para cada uma das 32 Subprefeituras paulistanas.

Os interessados devem se cadastrar no portal Participe Mais e registrar seus votos na aba “Orçamento Cidadão”. É possível pesquisar as propostas por tema e também por Subprefeitura, e os participantes podem votar em propostas para qualquer região da cidade.

Na primeira etapa pública de 2023 do Orçamento Cidadão, em abril, a população enviou sugestões de propostas para serem incorporadas ao orçamento. Depois, em maio, os Conselhos Participativos Municipais selecionaram as propostas prioritárias para cada Subprefeitura. A etapa atual, de votação, ocorre de 31 de maio a 15 de junho.

As cinco propostas mais votadas de cada Subprefeitura no portal Participe Mais serão analisadas tecnicamente pelas secretarias municipais e, se consideradas viáveis, se tornarão compromissos e serão incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023 a ser analisado pela Câmara Municipal.

Histórico - Em 2021 foram coletadas 3.130 propostas através do portal Participe Mais, abrangendo todas as 32 Subprefeituras Municipais. Foram registrados 24.578 votos e, ao final, 84 propostas consideradas viáveis foram incluídas no Orçamento 2022. No ano anterior, 70 sugestões de moradores foram incorporadas ao Orçamento municipal.