PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura lança aplicativo de smartphone para auxiliar MEIs

App MEI Nota Fácil é fruto de um trabalho intenso de diversos setores da Prefeitura, com iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda.

19/10/2021 13h30

 

No Dia Nacional da Inovação (19/10), a Prefeitura de São Paulo lançou um novo aplicativo para smartphones que vai facilitar a atuação dos Microempreendedores Individuais (MEIs) da Capital. Com o aplicativo MEI Nota Fácil, que é gratuito e será disponibilizado inicialmente em versão beta para Android na Google Play, os MEIs poderão emitir notas fiscais de forma rápida e consultar suas notas emitidas, entre outras opções. Mas atenção, o aplicativo é de uso exclusivo dos MEIs paulistanos prestadores de serviço.

Construído com MEIs e para MEIs, o aplicativo MEI Nota Fácil é fruto de um trabalho intenso de diversos setores da Prefeitura de São Paulo, com iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda, e tem como objetivo tornar mais simples o dia a dia dos microempreendedores paulistanos que se formalizaram como MEIs. Em poucos passos e de forma intuitiva, os usuários da nova ferramenta conseguirão emitir suas notas fiscais com rapidez e facilidade, melhorando a dinâmica de seus negócios.

Nesta versão beta serão oferecidas aos usuários do aplicativo três funcionalidades básicas:

Além destas três funcionalidades, o aplicativo MEI Nota Fácil também permitirá aos usuários o cancelamento de notas fiscais emitidas com alguma incorreção.

Vale lembrar que o uso do aplicativo será opcional e aqueles que desejarem utilizar o Sistema Online da NFS-e por meio de navegador web continuarão com esta opção.

Usuários - A cidade de São Paulo possui mais de 343 mil microempreendedores individuais cadastrados no sistema da Nota Fiscal. Em 2021, os MEIs paulistanos emitiram cerca de 400 mil notas fiscais – apesar de expressivo, o número mostra que existe possibilidade de aumento na formalização dos serviços prestados.

Durante a criação do aplicativo, o (011).Lab, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que já havia atuado para simplificar o caminho do MEI até a emissão da nota fiscal dentro do Sistema da NFS-e, entrou em ação. Foram quatro etapas de desenvolvimento, em que 2 mil microempreendedores individuais foram consultados, a experiência desses usuários foi mapeada e protótipos foram criados e depois validados. O MEI Nota Fácil resolve as principais “dores” dos usuários, pois a utilização dele é simples e intuitiva.

O aplicativo será lançado numa versão beta, que ainda poderá passar por correções pontuais, de acordo com o retorno verificado junto aos MEIs que optarem por utilizá-lo na emissão de suas notas fiscais. As futuras melhorias no aplicativo vão priorizar as sugestões dos microempreendedores, reforçando a busca da Prefeitura de São Paulo pela melhoria constante da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Canais - A Prefeitura de São Paulo oferece diversos canais de atendimento para os pequenos empreendedores paulistanos que estão com dúvidas e buscam orientação. A Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, conta com uma ampla equipe de atendimento para tirar dúvidas sobre a instalação e utilização do aplicativo.

A  Ade Sampa oferece atendimento pelos telefones (11) 4210-2668, WhatsApp (11) 99708-5130 e (11) 99449-1311, e-mail atendimento@adesampa.com.br ou presencialmente em um dos postos do Cate, Descomplica ou Subprefeituras por meio de agendamento pelo Portal 156.