Funcionários da Fazenda participam de simulação de abandono do Edifício Othon

Evacuação total ocorreu em nove minutos desde o acionamento do alarme

Como parte das ações do Plano de Emergência contra Incêndio, a equipe da Brigada de Incêndio do Edifício Othon, sede da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, realizou na tarde de sexta-feira (24/05) uma simulação de abandono do prédio. Todos os 1.200 funcionários da pasta, além de munícipes localizados no Centro de Atendimento no térreo e 1º andar, evacuaram a edificação em cerca de nove minutos, utilizando as duas escadas de incêndio e se reunindo em segurança na Praça do Patriarca. Os elevadores foram desligados para deixar a simulação condizente com os fatos no caso de um sinistro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, que acompanhou a ação, a atividade foi bem sucedida. Para um prédio comercial com 26 andares e dois subsolos, como o Othon, é esperado que essa evacuação ocorra em até 30 minutos.

Nas últimas duas semanas a Brigada de Incêndio da pasta da Fazenda, que tem como coordenador o servidor Rogério Alvim de Palma (lotado na Divisão de Recursos Logísticos – DILOG), realizou reuniões com os brigadistas de cada um dos pavimentos, orientando e capacitando os voluntários a fim de liderarem uma possível evacuação de emergência. Além da Brigada, o Edifício Othon conta também com um bombeiro civil diurno.

Após a simulação de sexta-feira, a ação será analisada pela Brigada de Incêndio para que possa ser constantemente atualizada com melhorias que permitam ainda mais segurança aos funcionários do prédio.

Othon – Com 17.763,23 m2, 1.200 funcionários e população flutuante de 2.000 pessoas por dia, devido ao atendimento de munícipes, o Edifício Othon foi construído em 1954 para servir como um hotel. Em 2008, a Prefeitura comprou o prédio, e posteriormente o reformou e modernizou para servir como sede da pasta da Fazenda.