Secretaria Municipal de Finanças lança pacote de vídeos tutoriais para auxiliar contribuintes

Com o lançamento, a pasta reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em prestar serviço de qualidade ao cidadão paulistano

A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico acaba de lançar uma série de tutoriais em vídeo para orientar os cidadãos paulistanos a utilizarem corretamente os serviços da pasta. Com uma linguagem simples, clara e objetiva, já estão disponíveis sete vídeos que têm o objetivo de sanar dúvidas e facilitar o dia a dia do contribuinte de São Paulo.  

“Esse é mais um projeto inovador da Secretaria que reforça o nosso compromisso em melhorar ainda mais o atendimento que prestamos. Agora, assuntos complicados ou com passo a passos que requerem atenção redobrada, são explicados de maneira simples e de fácil acesso ao cidadão paulistano”, ressalta o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Rogério Ceron. 

Hoje, os serviços prestados por meio da internet aceleram os processos da Prefeitura de São Paulo, dando comodidade e facilidade aos cidadãos, além de permitir mais qualidade no atendimento e redução dos custos na rotina administrativa. Por conta disso, desde a implantação de sistemas eletrônicos da Secretaria de Finanças, os contribuintes municipais têm acesso de forma inovadora, rápida e automatizada a muitos serviços que antes eram manuais ou exigiam o comparecimento na Praça de Atendimento. 

Por isso, com a modernização de diversos processos como, por exemplo, a emissão de NFSe, o requerimento da Senha Web, a requisição da Certidão de Tributos Mobiliários, entre outros, os vídeos tutoriais chegaram como um facilitador para reduzir as incidências de dúvidas que chegam diariamente por e-mail, pela Ouvidoria ou até mesmo no atendimento presencial. 

Os vídeos, que podem ser acessados pelo Youtube ou diretamente pelo Portal da Secretaria de Finanças, tratam os seguintes temas: 

Domicílio Eletrônico do Cidadão Paulistano: O DEC é um novo canal de comunicação da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico com o contribuinte da cidade de São Paulo e o credenciamento no sistema é obrigatório em alguns casos. Para saber como funciona a caixa postal e quais são todas as funcionalidades do DEC, basta assistir ao vídeo tutorial. 

Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe): Em média, cerca de 20 milhões de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas são emitidas mensalmente por prestadores de serviços da cidade de São Paulo. Para saber como acessar o sistema e realizar corretamente a emissão, bastar conferir o tutorial. 

Emissão de Senha Web: A Senha Web é a chave de acesso para diversas áreas e serviços disponíveis no Portal da Secretaria de Finanças. Em média, 19 mil senhas são solicitadas por mês pelos contribuintes da São Paulo. Por isso, o vídeo tutorial chega como um facilitador desse processo de emissão, sanando diversas dúvidas, principalmente de Microempreendedores Individuais. 

Emissão de Certidões: Por meio do sistema, o contribuinte consegue emitir e confirmar a autenticidade da Certidão Unificada por CPF ou CNPJ, a antiga Certidão de Tributos Mobiliários. O vídeo traz o passo a passo desse processo. 

Demonstrativo Unificado do Contribuinte: A Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza o vídeo tutorial para explicar o passo a passo para realizar a solicitação do Demonstrativo Unificado do Contribuinte. Por meio deste serviço online, o contribuinte pode acessar informações sobre pagamentos e débitos referentes aos tributos municipais. 

Atualização de dados cadastrais do IPTU: Obrigatoriamente, todos os contribuintes, isentos ou não do IPTU, devem estar com a ficha de cadastro atualizada, para que seja possível corrigir ou complementar os dados pessoais ou do imóvel, escolher a data de vencimento e até o endereço de entrega do boleto do IPTU. O vídeo tutorial ensina como deixar essa atualização cadastral em dia. 

Declaração de Transação Imobiliária: A DTI é obrigatória para que um imóvel seja transferido para outra pessoa e assim fazer o pagamento do ITBI. No vídeo tutorial, este processo é detalhado para que a guia de recolhimento, com os dados do imóvel e do tipo de transação, seja preenchida corretamente.