Secretaria de Finanças lança app que permite fiscalizar e denunciar irregularidades

Com o aplicativo Fiscalização Cidadã, você pode denunciar irregularidades na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica ou no cadastro do IPTU. Já são mais de 30 serviços disponibilizados pela Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico

A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico lançou nesta quinta-feira (dia 30/06) o aplicativo Fiscalização Cidadã, que permitirá aos cidadãos a realização de denúncias anônimas contra irregularidades fiscais relativas ao Imposto sobre Serviços (ISS) e ao cadastro do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Junto a esse, outros dois apps foram lançados: o Agendamento Eletrônico e o Guia do Contribuinte.

Com o app Fiscalização Cidadã, você pode ajudar a combater a sonegação de impostos no Município, fazendo denúncias anônimas sobre irregularidades ou a não emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) por qualquer prestador de serviço obrigado à emissão de nota fiscal. Na mesma ferramenta, é possível ter acesso a um mapa que detalha como os imóveis próximos à localização do usuário estão cadastrados no sistema do IPTU. Assim, se for constatada alguma divergência em relação ao que está no mapa e o que está sendo visto na prática, basta tirar uma foto e enviar para que a Prefeitura analise a denúncia.

“A sonegação e fraude fiscal impõem prejuízos à toda a sociedade, além de gerar concorrência desleal com a maioria dos contribuintes que cumpre suas obrigações. Com o Fiscalização Cidadã, vamos fomentar o apoio de toda a população para combater a sonegação e fraudes tanto no setor de serviços quanto no cadastro de imóveis do IPTU. É um marco no sentido da transparência e cidadania fiscal na cidade”, ressalta o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Rogério Ceron.

Outros dois apps lançados são o Agendamento Eletrônico e o Guia do Contribuinte. O Agendamento Eletrônico é um facilitador para marcar uma data e horário para ser atendido na Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico, localizada no Vale do Anhangabaú, 206, ao lado da Galeria Prestes Maia. Com ele, é possível solicitar ou cancelar o agendamento, além de receber a confirmação com um QR Code que pode ser utilizado para diminuir a espera nas filas.

Já o Guia do Contribuinte permite ao cidadão, de onde estiver, tirar suas dúvidas com apenas alguns cliques. O programa serve como um manual simplificado, reunindo um compilado de informações úteis sobre os principais serviços da pasta.


Os três novos apps passam a integrar uma lista com outros cinco aplicativos da pasta, disponíveis gratuitamente para download em smartphones, nos sistemas operacionais Android e IOS, e reafirmam o compromisso da Prefeitura em disponibilizar inovações que facilitem a vida dos cidadãos paulistanos. O lançamento também consolida a Secretaria de Finanças na liderança nacional em oferta de serviços públicos financeiros e tributários para aparelhos móveis e coloca São Paulo entre as cidades mais inovadoras do mundo nessa categoria, ao lado de Nova York e Singapura, por exemplo.


Confira abaixo o vídeo sobre o novo aplicativo da Secretaria de Finanças - Fiscalização Cidadã