Projeto-piloto da Prefeitura adota táxis pretos para reduzir custos

Medida entrou em vigor através do Decreto 56.986/16. Na Secretaria de Finanças, ação possibilitará gerar economia de recursos para a cidade

A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo iniciou nesta semana o projeto-piloto que permitirá o uso de táxis, inclusive o táxi preto, para seus deslocamentos, uma solução que deverá gerar economia aos cofres públicos da cidade e fomentar ainda mais essa nova modalidade de transporte.

“Com a experiência estimamos uma economia de mais de 50% em relação ao que hoje é gasto por meio da locação de veículos em tempo integral”, afirma o secretário de Finanças, Rogério Ceron.

A iniciativa, instituída pelo
Decreto 56.986, de 14 de maio de 2016, tem duração de 03 (três) meses e permite o uso da categoria Táxi Preto [estabelecido por meio do Decreto Municipal nº 56.489/15], além das demaismodalidades, como alternativa à locação de veículos de frota e de representação. Atualmente, a pasta conta com 10 (dez) veículos disponíveis em tempo integral, a um custo de cerca de R$ 50 mil ao mês.

Entre os pontos importantes, o secretário ressalta a possibilidade de realizar controles, avaliar o serviço prestado e adaptar a solicitação de carros a necessidades específicas, como o transporte de portadores de necessidades especiais. Além disso, “o principal benefício é para a cidade e a todos os cidadãos. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão avaliaremos a experiência e, se bem-sucedida, há potencial para que seja expandida para todos os outros órgãos da Prefeitura. Com isso, economizaremos recursos que podem ser revertidos para outras políticas públicas, beneficiando a todos os cidadãos", completa Ceron.

Finalmente, importante esclarecer que, no que tange a modalidade de táxis pretos, apesar de ser um modelo autorizado a cobrar até 25% a mais do que o táxi comum, há o compromisso da operadora selecionada em manter o mesmo preço do táxi comum para os serviços demandados pela Secretaria de Finanças.