São Paulo tem 2º menor tempo médio para abertura de empresas entre capitais Brasileiras no Índice de Cidades Empreendedoras 2014

Entre outras iniciativas para incentivar o empreendedorismo na cidade, acordo firmado em 2014 com União, Governo do Estado e Jucesp para simplificar processo de abertura de empresas colaborou para a boa posição de São Paulo no Índice elaborado pela Endeavor.

Com um prazo médio de 36 dias, São Paulo atingiu o 2º lugar na categoria que mede o tempo para abertura de empresas do Índice de Cidades Empreendedoras 2014, ranking produzido pela Endeavor que avalia o ambiente de negócios das capitais brasileiras. O Índice é composto com base em mais de 60 indicadores, divididos em sete pilares: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura.

Desde 2013, a Prefeitura de São Paulo vem atuando fortemente na revisão dos procedimentos internos dos órgãos municipais, na desburocratização de processos, na implementação de sistemas eletrônicos para aprovação de obras, na elaboração de legislação para melhoria do ambiente de negócios, e atuou junto a outros órgãos e empresas para reduzir custos e aumentar a rapidez dos procedimentos.

Em junho de 2014 a Prefeitura assinou, com a União, Estado e a JUCESP, o Protocolo de Intenções em que as esferas governamentais se comprometeram a integrar e digitalizar processos, buscando a diminuição do número de procedimentos e do prazo necessário para a abertura de um negócio. Desta forma, poderão ser reunidos, em único portal de atendimento, os órgãos federais estaduais e municipais, por onde será possível obter o registro na Junta Comercial, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM) e a licença de funcionamento.  

O primeiro lugar no índice ficou com a cidade de Goiânia, em que o prazo médio para abertura de negócios é de 32 dias. Segundo o relatório da Endeavor,“cidades como Goiânia e São Paulo, que reduziram e unificaram processos, têm colhido resultados e estão entre as mais eficientes no que diz respeito aos primeiros passos burocráticos: hoje são necessários cerca de 30 dias para abrir um negócio nessas cidades.”

Como resultado das ações da Prefeitura de São Paulo para melhorar o ambiente de negócios e a imagem da cidade junto a investidores e empresários, a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial, também melhorou pela primeira vez em 9 anos de existência do ranking. A cidade de São Paulo, utilizada como referência para os cálculos do relatório, melhorou 14 posições no ranking geral do Doing Business.