História do IPREM

Historia do IPREM, como surgiu um dos maiores Institutos de Previdência do Pais

Surgimento do MONTEPIO em 1909

Para compreender o histórico da previdência no município de São Paulo é necessário conhecer o de desenvolvimento do Montepio atual IPREM-SP. Tudo começou a partir da criação das primeiras legislações previdenciaristas em desenvolvimento nas das sedes administrativas da prefeitura de São Paulo, que abriu espaço para o funcionamento da previdência em benefício dos servidores públicos acompanhando o fomento da Europa já consolidando a previdência para os trabalhadores.

Vereador Pedro Augusto Gomes Cardim

 

Pedro Augusto Gomes Cardim então vereador da época em meio ao crescimento da cidade de São Paulo e visando as necessidades dos servidores municipais apresentou a proposição número 33 de 1905 junto a Câmara Municipal de São Paulo, que retornou em 28 de setembro de 1906 para sofrer análise da Comissão de Justiça e Finanças em que os participantes eram (Francisco Cunha Horta Junior, Piza de Almeida, Sampaio Doria e Correia Dias). Posteriormente obteve a aprovação do prefeito Antonio da Silva Prado e do Tesoureiro Municipal Paulino da Costa Guimarães. Assim, o projeto n° 33 possibilitou o nascimento da previdência no município por meio da Lei 1.236, de 11 de setembro de 1909 que instituiu o Montepio Municipal de São Paulo, “para prover a subsistência e amparar o futuro das famílias dos empregados públicos municipais” . Portanto o MONTEPIO nasce no entorno e com a aprovação da administração municipal.

Download da Lei 1.236 que instituiu o MONTEPIO-SP

 

Desenvolvimento do Montepio


Em resumo o desenvolvimento do Montepio durante as décadas de 1930-1940 em que toda uma conjuntura político, social e econômica mudou no cenário brasileiro trouxe mudanças positivas para o referido órgão que mesmo em meio a crise da queda da bolsa de valores em mil novecentos e vinte nove, a baixa na economia cafeeira e o Estado Novo decretado por Getúlio Vargas, pode manter o ritmo acelerado de desenvolvimento e realizar empréstimos para continuar provendo o necessário durante as mudanças que ocorriam. E a amostra do desenvolvimento é que posteriormente na década de setenta, o Montepio finalmente conseguiu adquirir terreno próprio e tornou-se o atual IPREM-SP.

Sobre as sedes do Montepio

No inicio a sede do Montepio é a mesma da Municipalidade de São Paulo toda a sua administração passava pelo aval do prefeito da cidade por meio de uma junta que tomava as decisões necessárias para a aposentadoria e esta estava dentro do seio da prefeitura.
Na figura apresentada abaixo, temos a primeira sede do Montepio, situada no prédio que abrigou o “Thezouro Provincial”, a construção é datada do período entre 1868 e 1875 e conforme o regulamento passou por duas reformas em 1868. É importante dizer que o Montepio se instalou na Rua XV de Novembro no prédio conhecido como Tesouro do Estado.

Antigo Prédio Tesouro do Estado

 

Em um segundo momento a prefeitura da cidade de São Paulo passou a ter a necessidade de maior espaço e o Montepio segue a prefeitura até sua segunda sede.
Abaixo pode-se visualizar a sede da prefeitura de São Paulo o Edifício ou Palacete Conde Prates que abrigou a Câmara Municipal e o Montepio Municipal por volta de 1931 localizado na Rua Líbero Badaró.

Palacete Conde Prates

 

O Montepio também teve sua sede instalada na Rua Quirino de Andrade até 1962. Em seguida foi anunciado que seria transferida a sede da prefeitura temporariamente para o Parque Ibirapuera na Avenida IV Centenário, nº 1.644, onde a administração ficou para aguardar a conclusão da nova sede da prefeitura.
Em 16 de julho de 1963, o Montepio conforme as necessidades muda-se para a Rua Leandro Dupré, bairro Vila Clementino onde ficou até 1977. Os Setores de Compras e de Pagamento de Pensões, porém, instalaram-se em um edifício da Rua da Constituição n° 20, local cedido ao Instituto por Monteiro de Carvalho, secretário das Finanças.
E por fim em 29 de novembro de 1974 é assinada a Lei nº 8.164, através da qual a Prefeitura de São Paulo doa ao Montepio terreno para a construção da sede que hoje se encontra na Av. Zaki Narchi, 536.
O então prefeito da cidade de São Paulo de 1973 a 1975 Miguel Colasuonno, propôs o Projeto de Lei nº 80/1974, que “aprova primeira etapa do plano de reurbanização da Zona Leste, nos subdistritos de Vila Guilherme e Tucuruvi, a serem entregues pela Empresa Municipal de Urbanização – EMURB, e dá outras providências.”, assim sendo entre muitos projetos que foram apresentados pelo prefeito da época a construção que concluída foi o edifício que abriga o atual IPREM-SP, órgão gestor da previdência Municipal.

Segue logo abaixo a imagem do terreno concedido para o IPREM.

As obras começaram no mesmo ano e, no ano seguinte, já estavam concluídas. Tal resultado positivo pôde ser alcançado pelo Montepio graças ao plano de reestruturação das secretarias praticado durante a gestão do prefeito Olavo Egydio Setúbal (1975-79). Em abril de 1977, ocorreu a mudança das instalações do Montepio para o novo prédio, na Avenida Zaki Narchi, nº 536. O edifício ganhou o nome do idealizador do projeto de previdência Municipal, Pedro Augusto Gomes Cardim, através do Decreto 14.686, de 09 de setembro de 1977.
O MONTEPIO de São Paulo com a sua nova sede prosseguiu desenvolvendo projetos relacionados a previdência, ao amparo ao cidadão além de contribuir para o crescimento da região ao qual se instalou. A amostra deste crescimento pode ser vista abaixo nas imagens que ilustram as melhorias na estrutura do prédio, além da amostra dos projetos desenvolvidos pelo IPREM SP que aproximou-o cada vez mais da população.
Durante a estruturação da sede própria foi também lhe fornecido uma nova denominação: Instituto de Previdência Municipal de São Paulo ou simplesmente IPREM-SP.

Sede Atual

Sede IPREM-SP

 

Lei n° 9.157 de 1° de Dezembro de 1980.
Art. 2º – O Montepio Municipal de São Paulo passa denominar-se Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM, mantida a sua forma autárquica e vinculação à Secretaria Municipal da Administração.
Assim o IPREM prosseguiu com seu trabalho para desenvolver a previdência do município por meio de seus vários vários superintendentes cada qual com sua importância junto ao instituto.

Segue a lista decrescente de Superintendentes desde 1981

18. Marcia Regina Ungarette. (Atual Superintendente).
17. Roberto Augusto Baviera
16. Fernando Rodrigues da Silva.
15. José Roberto Ferreira Savoia.
14. Márcia Regina Moralez.
13. Carlos Henrique Flory.
12. Edevaldo Fernandes da Silva.
11. Claudio José Betzler.
10. Alencar Rodrigues Ferreira Junior.
09. José Roberto Siqueira Junior.
08. João Gonçalez.
07. Bertoldo Salum.
06. Clóvis Bueno de Azevedo.
05. Wildenson Romeu Matiello.
04. Rui Corrêa.
03. Eunice Aparecida de Jesus Prudente.
02. Duílio Domingos Martino.
01. Carlino Camperlingo.