Cobrança Amigável

O setor de cobrança amigável do IPREM trata das dívidas com o Instituto relativas aos pagamentos indevidos de pensão, divídas de empréstimos hipotecários e ordem de cobrança judicial.

 

O que são as dívidas de pensões?

O IPREM possui convênio com órgãos externos para troca de informações sobre óbitos de pensionistas. A identificação de falecimento nem sempre é tempestiva, demorando dias ou até meses para que o sistema informe sobre o falecimento de um pensionista. Se os familiares não solicitarem a baixa da pensão em temppo hábil para a suspensão do benefício e, o sistema não acusar o óbito, poderá acarretar em pagamento indevido do benefício da pensão, gerando valores que deverão ser cobrados futuramente.

Outras situações tratam do cálculo equívoco da pensão ou até erros de sistemas que podem provocar valores superiores ao devido benefício, o que poderá acarretar em cobrança da diferença entre os valores.

 

O que deve ser feito?

Os familiares de pensionistas falecidos devem comunicar ao IPREM, o mais rápido possível, a informação do óbito para que haja tempo de suspender o benefício sem gerar pagamento indevido (Clique aqui para baixa de pensão)

 

 

  

Contato para mais informações: 

 

 ipremcobrancaamigavel@prefeitura.sp.gov.br

(11) 2089-8159