Atleta formada no COTP conquista medalha de ouro no Campeonato Pan- Americano de Ginástica

Christal começou sua trajetória como ginasta no Centro Olímpico

A atleta de ginástica artística, Christal Bezerra,  campeã do Pan-Americano de Ginástica Artística do Rio de Janeiro. 

Christal Bezerra, 17conquistou a medalha de ouro no no Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro por equipes femininas, com 162.999 pontos. Essa foi a primeira vez que as brasileiras superaram a equipe dos Estados Unidos, vice-campeãs do torneio.

A desportista conta sensação de ter conquistado a medalha de ouro, “Eu me sinto muito feliz por estar de volta depois de uma cirurgia e também por causa da pandemia, foi bastante tempo sem competir, foi muito divertido todos eles lá me dando força, gritando pra equipe, foi muito legal.”

A atleta começou a treinar com quatro anos de idade e relembra a importância do Centro Olímpico em sua vida, “O COTP me deu a formação de uma vida e a oportunidade de ser a atleta profissional que sou hoje, eu cresci lá, meus amigos são de lá."

Beatriz Fragoso
, treinadora da Christal na época do COTP, fez parte da comissão da Seleção Brasileira no Campeonato Pan- Americano. A ginasta exalta a importância da técnica para sua vida pessoal e profissional, “A Bia era assistente técnica quando eu era pequena, e teve a visão de que eu poderia crescer muito no esporte, porque com 9 anos eu achava tudo uma grande brincadeira, ela apostou todas as fichas dela em mim, me treinava até mais tarde, e me desafiava a cada dia, isso fez com que nós duas andassemos lado a lado, crescendo juntas, ela sempre acreditando, apostando, e nunca me deixando desistir, temos muitas histórias de força, dedicação e superação.”

Na imagem, atletas de ginástica artística campeãs do Pan-Americano de Ginástica Artística do Rio de Janeiro.

Em 2017, a atleta ficou em segundo lugar na divisão do Campeonato Brasileiro Júnior, conquistando a medalhas de ouro no salto e nas barras irregulares, foi selecionada para competir no Campeonato Sul-Americano Júnior na Argentina, onde ficou em quinto lugar no all-around e levou medalha de bronze na final das barras irregulares.

Então em 2018 começou a sua caminhada no Troféu Cidade Jesolo, na Itália, onde se classificou em 35º lugar e contribuiu para o sétimo lugar da Seleção Brasileira. Em junho, a atleta disputou o Campeonato Pan- Americano Júnior em Buenos Aires e ficou em quarto lugar.

Em 2019, Christal representou o Brasil no Campeonato Mundial Júnior inaugural em Gyor, na Hungria, ao lado de Ana Luiza Lima e Julia Soares, e ficaram em sétimo lugar na competição por equipes, a atleta ficou em vigésimo lugar no all-around com uma pontuação de 50.066.

Mesmo com a pandemia ela não parou e continuou a lutar pelos seus sonhos, fez a sua estréia internacional no Campeonato Pan-Americano no Rio de Janeiro, onde a equipe brasileira da Christal, Ana Luiza Lima, Júlia Soares, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira conquistaram a medalha de ouro e ficou á frente do México e da Argentina.

A jovem atleta conquistou duas medalhas individuais de prata nas barras irregulares e, no exercício do piso, ficou em quarto lugar na trave de equilíbrio. Ainda em 2021 disputou o Campeonato Brasileiro, onde conquistou as medalhas de ouro no salto e no piso, ficando em terceiro lugar no all-around.

A próxima competição será o Mundial de Ginástica Artística em outubro e será disputado em Liverpool, na Inglaterra.


Texto:
Thainara Macedo - thainaramjesus@prefeitura.sp.gov.br 
Foto: Arquivo Pessoal - Christal Bezerra