Centro Olímpico ganha equipamentos para aprimorar desempenho dos atletas

Tablets com software de última geração vão dar aos treinadores novas possibilidades na avaliação de atletas de alta performance

Professores do Centro Olímpico e gestores da SEME posam para foto dentro da academia do equipamento. Os treinadores exibem em suas mãos as caixas dos tablets adquiridos para as modalidades do Centro Olímpico. Todos usam máscaras.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, e o coordenador do Centro Olímpico de Treinamento de Pesquisa, Tiago Camilo, receberam nesta segunda-feira (14) equipamentos que vão auxiliar no treinamento e na análise de desempenho dos atletas formados pelo COTP.

O destaque foi a entrega de dez tablets com software de tecnologia sueca, adquiridos pela Prefeitura por meio da Associação Desportiva Centro Olímpico (Adeco). A plataforma Athletes Analyzer para a análise de desempenho é a mesma usada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Professor Messias Gomes, do boxe, mostra a caixa do tablet ao secretário municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim. Ambos estão de máscaras.

O coordenador do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Tiago Camilo, disse que o uso plataforma Athletes Analyzer vai possibilitar aos técnicos e atletas a busca por novos objetivos em seus resultados. “ O mundo evoluiu muito na questão tecnológica e com o esporte não foi diferente. A análise dos dados dos atletas ganha cada vez mais importância na avaliação e melhora do seu desempenho. Essa plataforma sueca de gerenciamento nos dá essa possibilidade, pois teremos toda a gestão do atleta, planos de treinamento, relatórios. Nossos atletas terão mais condições de evoluir em suas modalidades”, afirmou o medalhista olímpico.

Além dos tablets com software de gerenciamento de dados dos atletas, o Centro Olímpico recebeu barras assimétricas vindas diretamente da Alemanha para o treinamento dos ginastas e kits de levantamento de peso que serão usados pelos atletas da ginástica, atletismo e luta olímpico. O material será importante para os exercícios de fortalecimentos dos atletas.

Alunos de Ginástica Artística do Centro Olímpico e gestores da SEME posam para foto com novos equipamentos adquiridos para a modalidade. Todos usam máscaras.

O secretário de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, disse que como gestor público é um orgulho acompanhar o resultado do trabalho em equipe. “Quero agradecer ao empenho de todos vocês aqui da SEME e, hoje, especialmente do Centro Olímpico, comandado pelo Tiago Camilo. Os equipamentos que recebemos hoje são fruto do trabalho de vocês todos e também do pessoal da Adeco. Certamente esse material vai ajudar muito o trabalho de nossos professores na avaliação e desenvolvimento dos nossos atletas. Fica aqui meu reconhecimento e gratidão pelo trabalho de vocês todos”.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa recebeu também a doação de 12 aparelhos para a sua academia. Os equipamentos já estão sendo usados pelos atletas, que também vão ganhar cestas básicas nos próximos dias.

 

Texto: Paulo Lima
Fotos: Guilherme Guidetti