SEME realiza palestras para promover o conhecimento dos servidores

Iniciativa faz parte do projeto Quarentena Ativa e aproveita as ferramentas da tecnologia

Servidora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer acessando a página da Quarentena Ativa em casa.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) está realizando uma série de palestras on-line para seus servidores, com o objetivo de promover o conhecimento nas mais diferentes áreas e programas desenvolvidos pela pasta. A iniciativa faz parte do projeto Quarentena Ativa, criado em 2020, para organizar as ações com as ferramentas da tecnologia, como no caso das aulas on-line dos analistas dos Centros Esportivos, que foram disponibilizadas nas redes sociais para estimular o paulistano à praticar exercícios físicos em casa durante a pandemia.

A servidora Fernanda de Oliveira Kesper, do DGPE, departamento que coordena o projeto Quarentena Ativa, destaca a interação entre os servidores da SEME. “Nas primeiras palestras muitos dos nossos servidores se emocionaram por ver colegas que há tempos não encontravam por causa da pandemia, esse contato é muito importante”. Fernanda também avalia o interesse dos servidores pelos assuntos abordados nas palestras. “A pandemia despertou nas pessoas a vontade de buscar conhecimento, recentemente, inclusive, foi divulgada uma pesquisa sobre o aumento de venda de livros. Podemos notar essa vontade de aprender em nossos servidores pelo interesse deles nos assuntos abordados, são muitas as perguntas que surgem depois das palestras”.

Montagem com duas fotos que mostram duas servidoras da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer trabalhando de casa.

A primeira palestra foi sobre Diversidade e Identidade de Gênero, proferida pela servidora Renata Péron, de formação Assistente Social. Ela classificou a participação como incrível pelo interesse dos servidores dos Centros Esportivos em conhecer e entender o universo da população Trans e o movimento LGBTQI+ “O diálogo que tivemos mostra o quanto é importante quebrarmos paradigmas, e muitas vezes só precisamos da oportunidade para que isso aconteça”.

O professor da SEME, Mauro Ferreira, mestre em Educação Física e doutor em Ciências, foi o responsável pela palestra: Um Convite à Atividade Física em Tempos de Pandemia. Ele alertou sobre a piora nas condições de saúde da população durante a pandemia. Além da questão física pela falta de movimento, são comuns os problemas como a ansiedade e depressão, por isso as aulas dos analistas da SEME sobre atividade física em casa ganharam importância no programa Quarentena Ativa. Na palestra, o professor Mauro Ferreira reforçou que acumular alguma atividade física em casa ou em algum outro espaço, se possível, 30 minutos diários, 5 ou mais dias da semana, tem grande importância na saúde e qualidade de vida.

A servidora do Centro Esportivo Lapa, Larissa Alves, disse que a palestra de Mauro Ferreira, foi uma verdadeira aula pelo conteúdo e nível de conhecimento do professor. Ela afirma que não imaginava ser tão difícil ficar sem dar aulas, sem o dia a dia de contato com os colegas de trabalho e as pessoas que frequentam o equipamento da Prefeitura. “Foi muito bom rever as pessoas e principalmente aprender com o professor Mauro, aguardo por outras palestras”.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, afirmou que a pandemia, em que pese os problemas causados à pasta e à sociedade como um todo, fez a SEME descobrir as possibilidades que a tecnologia pode proporcionar também para a administração pública. “Lançamos recentemente cinco programas que usam a tecnologia para seu desenvolvimento. O programa Quarentena Ativa, que vem desde o ano passado e ganhou novas atribuições neste ano, é um dos principais. É uma satisfação ter como retorno o interesse dos servidores pelo conhecimento, de estarem abertos à novidades do dia a dia. Todos os envolvidos estão de parabéns”.

As palestras do projeto Quarentena Ativa são realizadas no período de teletrabalho dos servidores e transmitidas pela plataforma Google Meet ou Microsoft Teams. O primeiro tema foi Diversidade e Identidade de Gênero. 

Título: Elaboração de Termo de Referência
Palestrante: Wagner Fragoso Pinto (SEME/DGPE)
Data: 20/04/2021 (terça-feira)
Horário: 14h
Plataforma: Google Meet
Link: https://meet.google.com/maw-wwos-jix
Público Alvo: Servidores SEME

Título: “Conversando sobre as Práticas Integrativas e Complementares”
Palestrante: Prof. Dra. Márcia Tedeschi (SEME/CE Cambuci)
Mediadores: Prof. Dr. Mauro Ferreira (SEME/DGPE) & Analista Fernanda Teixeira (SEME/CE Freguesia do Ó)
Data: 22/04/2021 (quinta-feira)
Horário: 15h
Plataforma: Google Meet
Link: https://meet.google.com/qzf-gchc-ooh
Público Alvo: Servidores SEME

Título: “A perspectiva da inclusão na ótica da política do Paradesporto Municipal”
Palestrantes: Membros da Comissão “Política Municipal de Paradesporto”
Analista: Samara Rejane Seiler (SEME/CE Vila Guarani)
Analista: Jaime Roberto Bragança (SEME/CE Mooca)
Coordenador de equipamento: Marcos Magri Benador (SEME/CE Santana)
Data: 29/04/2021 (quinta-feira)
Horário: 15h
Plataforma: Google Meet
Link: https://meet.google.com/ear-rtqt-snj
Público Alvo: Servidores SEME

Reprodução da tela de uma reunião digital de servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Há várias pessoas participando.