SEME lança programas para incentivar a prática de atividade física em aulas e competições virtuais

Prática de esportes para a saúde física e mental ganhou importância fundamental na pandemia. Programas também vão em direção ao voluntariado e empreendedorismo

Reprodução da live feita pela SEME. Na imagem, dividem tela Thiago Millhim, secretário municipal de Esportes e Lazer, e Tiago Camilo, diretor do Centro Olímpico e ex-judoca.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, lançou nesta quinta-feira (8), durante transmissão pelas redes sociais da SEME, cinco programas que terão o objetivo de incentivar, de forma online, a prática de exercícios físicos pela população na cidade de São Paulo. São eles: Polo de Incentivo ao Basquete 3x3. AME – Amigos do Esporte, Taça Cidade de São Paulo – Copa Freestyle, Mexa-se e Empreendedorismo Digital.

Participaram da live o diretor do Departamento de Parcerias de SEME, Felipe Franco, e o diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Tiago Camilo. Ambos ressaltaram a iniciativa de Thiago Milhim de tentar aproximar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do cidadão em plena pandemia do coronavírus. “Todos sabem da importância do esporte para saúde física e mental, mas é muito diferente a pessoa estar em movimento nas atividades do dia a dia em casa, da prática de exercícios físicos de forma correta e regular, mesmo em ambientes pequenos”, disse Felipe Franco, que também é fisiculturista.

Reprodução da live feita pela SEME. Na imagem, dividem tela Thiago Millhim, secretário municipal de Esportes e Lazer, e Felipe Franco, diretor de Gestão de Parcerias, empresário e fisiculturista,

Para o diretor do Centro Olímpico, Tiago Camilo, os programas surgem num momento em que a sociedade, por causa da pandemia , discute a importância da aproximação do poder público com o cidadão. “Na gestão pública temos o compromisso com a cidade, independentemente de estarmos num centro para atletas de alto rendimento, precisamos ter o cuidado no olhar, colaborarmos para que o paulistano seja mais ativo e saudável”, afirmou o medalhista olímpico.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Thiago Milhim, disse que o desenvolvimento dos programas ao longo do ano será um desafio para SEME, mas ressalta a oportunidade da quebra de paradigma. “Meu desejo como secretário é que os Centros Esportivos e demais equipamento da SEME estivessem abertos para a população, mas temos que encarar a realidade e fazermos desse momento uma oportunidade. Temos um excelente quadro de servidores, funcionários públicos comprometidos. Vamos usar todos os recursos da tecnologia para incentivar o paulistano a praticar exercícios físicos e cuidar da saúde”, disse Milhim.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer usará o Google Meet, YouTube e as redes sociais da SEME como base para a realização de seus cinco programas online. Além da atividade física, o objetivo é estimular a convivência, o voluntariado e o empreendedorismo digital.

Polo de Incentivo ao Basquete 3x3

O programa irá incentivar a prática individual dos atletas através de uma competição online em que serão avaliados os fundamentos e habilidades.

Taça Cidade de São Paulo – Copa Freestyle

O programa vai promover a modalidade de futebol freestyle entre os munícipes e participantes das últimas edições da Taça Cidade de São Paulo. Serão avaliados os fundamentos e a técnica.

AME – Amigos do Esporte
Programa terá o objetivo de promover o voluntariado e também capacitar os voluntários que já atuam na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Empreendedorismo Digital

A SEME irá aproveitar as facilidades da tecnologia para mostrar as oportunidades no esporte (serviços e atividades) por meio do empreendedorismo digital.

Mexa-se

Programa que vem sendo desenvolvimento pela SEME desde 2020 para orientar a prática de atividades físicas de forma segura nos conjuntos habitacionais da cidade, terá uma versão digital para alcançar maior número de paulistanos e incentivar a prática de atividades físicas./