PREFEITURA DE SÃO PAULO

Carlos Bezerra Jr. é o novo secretário municipal de Esportes e Lazer

Ligado à área social, deputado estadual assumiu a pasta na tarde desta terça-feira (5)

05/02/2019 16h37

O termo de posse para a nova gestão da Secretaria de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME) foi assinado hoje. O deputado Carlos Bezerra Jr. irá substituir João Farias.

A cerimônia aconteceu às 14h, com a presença dos funcionários do Gabinete, na sala do secretário, localizado em Moema, zona sul de São Paulo.

Logo após a assinatura do termo, Carlos Bezerra Jr. foi ao auditório do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa para um primeiro encontro com os servidores da SEME. “Aceitei esse desafio e não farei esse trabalho sozinho. Quero contar com cada um de vocês para que a gente possa servir da melhor forma possível, levar oportunidade pra quem precisa... Para crianças, jovens e idosos da nossa cidade. O meu gabinete é do diálogo, estará sempre aberto a vocês pra que gente possa fazer esse trabalho juntos. Nosso desafio não é só levar esporte e lazer, mas esperança pra cada canto de São Paulo”, destacou.

Um dos objetivos é estimular a prática da atividade física. O novo secretário deixou claro também que dará atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Vamos olhar para toda a população da cidade, mas prestar assistência por meio do esporte e do lazer àqueles que mais precisam”, finalizou.


Biografia de Carlos Bezerra Jr.

Eleito por três mandatos como vereador da cidade de São Paulo e duas vezes como deputado estadual, Carlos Bezerra Jr. é médico e tem firme atuação na área de Direitos Humanos, tendo presidido por dois mandatos a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A primeira lei de sua autoria aprovada e sancionada com destaque foi a que criou o “Programa Mãe Paulistana”, responsável pela redução dos índices de mortalidade infantil e materna; e pela democratização da acessibilidade ao atendimento pré-natal a mulheres de regiões mais pobres ou em situação de vulnerabilidade.

Ainda na Câmara Municipal, Bezerra Jr. foi relator da CPI "da Pedofilia", quando através da elaboração da Cartilha 7 Passos para o Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, idealizada por ele, pais e educadores receberam, em todo estado paulista, orientação sobre formas de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Bezerra tem longa trajetória na luta contra a exploração do trabalho escravo. Como deputado estadual é autor da “Lei Bezerra”, em vigor no estado desde 2013 e eleita pela ONU como referência mundial no combate à escravidão moderna. O reconhecimento da importância da lei levou Bezerra Jr. ao cenário internacional, quando foi preletor da Conferência do Alto-Comissariado de Direitos Humanos da ONU, em Genebra (Suíça), Nova York (EUA) e em Viena (Áustria).

Carlos Bezerra Jr. também presidiu a CPI que investigou casos de escravidão contemporânea no setor da moda no Estado de São Paulo.

Ele é autor ainda da lei com princípios e diretrizes para políticas públicas que prestem atenção específica para a população em situação de rua, da lei que isenta de taxas a revalidação de diplomas de graduação, mestrado e doutorado para os refugiados residentes no estado - à época, o atual secretário esteve no estado de Roraima para acompanhar a chegada de venezuelanos ao Brasil e após sua visita ao estado, a Assembleia Legislativa de Roraima reproduziu a lei paulista sobre a revalidação de diplomas.

Carlos Bezerra Jr. também foi autor da criação do Observatório de Proteção Integral à Infância e Adolescência, dos Centros de Proteção e Assistência Integral à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Sexual – CEPAIs, e idealizador do Comitê de Prevenção ao Homicídio na Adolescência.