12 Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferecem aulas de futebol

Ao todo são mais de 1.500 crianças e adolescentes praticando futebol nas escolinhas da Prefeitura gratuitamente

O futebol é o Esporte mais popular entre os brasileiros. Tão importante, que é sonho comum entre a maioria das crianças. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer aposta nesses futuros craques, por isso oferece escolinhas de futebol em 12 centros esportivos. São três na zona leste, outros três na oeste, três na zona sul, um na zona norte e dois no centro. Alguns locais oferecem ainda vagas para crianças com deficiência.


Centro
No Estádio Jack Marin, que fica dentro do Parque Aclimação, é um dos locais mais procurados. O equipamento é referência quando se trata de escolinha de futebol. Com mais de 400 alunos, oferece aulas para meninos de seis a 16 anos, visando além da atividade física, a formação de jovens para a sociedade. A escolinha de futebol começou há 44 anos e o professor João Gilberto, contribuiu com 25 deles. O estádio, além de receber alunos com deficiência, hoje, é a primeira escola municipal de Futebol da América Latina. O Centro Esportivo (CE) Tietê no centro, também oferece a modalidade para deficientes visuais.


Zona Sul

Outro referência é o Centro Esportivo Vila Guarani, na zona sul. O clube tem um histórico no futebol de mais de trinta anos, e já revelou grandes craques, como César Sampaio e David Luiz. Atualmente, o CE tem mais de 300 alunos entre equipes femininas e masculinas, que treinam durante a semana inteira. Ano passado, os times de base feminino venceram todas as competições que participaram, disputando partidas até contra o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. As equipes fizeram tanto sucesso que três jogadoras da Sub-15 foram para a seleção brasileira e o professor, contratado por um grande time do cenário nacional. Além do Vila Guarani, há também mais dois clubes na zona sul, o Centro Esportivo Campo Limpo e Santo Amaro.


Zona Leste
Outro CE com grande número de alunos é o Sapopemba. As turmas com crianças e adolescentes que variam de 4 a 17 anos, chegam a 400 alunos. E as equipes são animadas, participam de campeonatos, como Circuito Esportivo e a Taça Cidade São Paulo, promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Além de fazer sucesso nos campeonatos regionais paulistanos, também participa da Liga Sancaetanense de Futebol, que acontece todos os anos.
Já o Centro Esportivo Vila Manchester, também foca na categoria feminina. As meninas chegam a 150 alunas em todas as idades. Apesar do número quase triplicar no masculino, quando se trata de campeonatos, elas sempre participam. Atualmente, disputam a Taça Cidade São Paulo de Futebol Feminino, que começou em agosto. No Centro Esportivo, há também um projeto social com a comunidade, que oferece aulas para mais de 12 turmas aos sábados. A iniciativa gerou também a criação de times de base voltados para as crianças e adolescentes do bairro. Hoje, são cerca de 20 clubes cadastrados que treinam no CE.
O Centro Esportivo Ermelino Matarazzo também incentiva a prática esportiva. Os 230 alunos são separados por cinco categorias, que treinam todas as terças e quintas e disputam todos os amistosos da região. Outro clube na zona leste é o Jardim Bonifácio, que dispõe de um campo de futebol com arquibancada e aulas regulares.


Zona Oeste

Na região oeste, três dos sete clubes oferecem futebol de campo. No CE Butantã, os 60 alunos são separados em três turmas: Dentinho (Mirim – 06 a 08 anos), Dente (Infantil – 09 a 10 anos) e Dentão (infanto-juvenil – 11 a 16 anos), com aulas todos os sábados. Já o Centro Esportivo Taipas é voltado para alunos mais velhos, de 16 a 20 anos. Apesar da pouca quantidade de alunos, os trinta jogadores treinam três dias na semana e estão sempre participando de festivais regionais. Por fim, o clube Pirituba, que, apesar de oferecer mais de 18 modalidades, não abre mão do futebol de campo, para crianças de sete a 17 anos.


Zona Norte
O Centro Esportivo da Vila Maria sempre apostou nas escolas de futebol. Hoje, são cinco professores só para a modalidade. Os 200 alunos são divididos em turmas do Sub-9 ao Sub-16, com aulas ministradas por voluntários há mais de 10 anos e professores do clube. As equipes sempre participam das competições locais e os professores, sempre estão divulgando nas escolas.

 

SERVIÇO: Aulas de Futebol de Campo

CENTRO
ESTÁDIO MUNICIPAL "JACK MARIN"
Telefone: (11) 3271-0932
Localização: Rua Muniz de Souza,1119 (dentro do Parque da Aclimação)

C.E. TIETÊ
Avenida Santos Dumont, 843, Luz
Telefone: (11) 3227-8652
Aulas todas as sextas-feiras para pessoas com deficiência visual

ZONA SUL
C.E. RYUSO OGAWA (VILA GUARANI)
Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani
Segunda, terça, quarta e sexta-feira

C.E. JOERG BRUDER (SANTO AMARO)
Avenida Padre José Maria, 555 – Santo Amaro
Fone: 5687-6340
Terça e quinta-feira

MINI BALNEÁRIO SINÉSIO ROCHA (CAMPO LIMPO)
Rua Cibaúma,54 – Campo Limpo
Fone: 5844-8822
Área: 1.301m²

ZONA LESTE
CEL TEOTÔNIO VILELA (SAPOPEMBA)
Rua Carlo Clausetti, 19 – Sapopemba
Fone: 2143-5340

C.E. VICENTE ÍTALO FEOLA (VILA MANCHESTER)
Praça Haroldo Daltro s/n
Tel: 2295-2391
Segunda, quarta e sexta-feira

C.E. ERMELINO MATARAZZO
Rua João Euclides Pereira, 308, Jardim Matarazzo
Telefone: (11) 2541-4142
Segunda a sexta-feira

ZONA OESTE
C.E. SOLANGE NUNES BIBAS (Butantã)
Rua Hernani da G. Correa, 367 – Butantã/INOCOOP
Fone: 3721-5711
Todos os sábados

C.E. CORONEL BRIGADEIRO EDUARDO GOMES (Taipas)
Rua João Amado Coutinho, 240 – Parada de Taipas
Fone: 3972-2247
Área: 21.618 m²
Terça, quarta e quinta-feira

C.E. GERALDO JOSÉ DE ALMEIDA (Pirituba)
Av. Agenor Couto de Magalhães,32 – Pirituba
Fone: 3904-1154/ (11) 3903-8178
Segunda a Sexta

ZONA NORTE
C.E. THOMAZ MAZZONI (VILA MARIA)
Praça Jânio da Silva Quadros, 150, Vila Maria
Tel: 5574-8760
Área: 104.874 m²

Texto: Tainara Cavalcante
Fotos: Divulgação/Arquivo SEME