Secretário de Esportes e Lazer faz balanço dos cem primeiros dias de gestão

Trabalho, reestruturação e planejamento marcam o início da gestão de João Farias como Secretário de Esportes de São Paulo

 

O secretário de Esportes e Lazer, João Farias, realizou um balanço de suas ações desenvolvidas nos primeiros cem dias de sua gestão. Com a data completada no dia 12 de outubro, ele apontou algumas mudanças promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Seme) e citou passos importantes que podem gerar bons resultados para o futuro esportivo da cidade de São Paulo.

Nesse período a frente da secretaria, destaque para ampliação dos projetos que visam possibilitar o acesso à atividade física, buscando a melhoria na qualidade de vida dos munícipes. Entre eles estão o plano de aumentar em 20 % a taxa de atividade física na cidade, realizar a inclusão de mais crianças nas escolinhas de iniciação esportiva e ampliar as opções de esportes e de lazer nos espaços públicos.

“Reforçamos as políticas públicas já existentes com o objetivo de tornar cada vez mais o esporte uma ferramenta de inclusão social. O esporte tem o poder de mudar a vida das pessoas e vamos seguir criando meios para que São Paulo ofereça atividades físicas e esportivas para todos”, falou João Farias.

Nesse período o chefe da pasta tem visitado e avaliado as principais necessidades de todas as instalações esportivas de responsabilidade da secretaria.

Atualmente a Seme oferece cerca de 300 modalidades espalhadas pelos 47 centros esportivos da capital. As atividades vão desde os esportes mais tradicionais como futebol, basquete, vôlei, handebol, judô e natação; até os menos difundidos como esgrima, vela, gueitebol e beisebol. Os projetos esportivos da Seme são voltados para crianças a partir dos 7 anos até a melhor idade. Tanto que existem diversas atividades direcionadas especialmente para os idosos. Caso das aulas de ginástica, pilates, zumba e danças.

Pensando em fortalecer as ações da secretaria, João Farias, também propôs a reaproximação com entidades esportivas e federações de diversas modalidades. O objetivo é criar novas parcerias para que mais pessoas possam ser atendidas pelos projetos da Seme. Um exemplo dessa aproximação foi o novo formato da Virada Esportiva 2018. 

Toda a programação e os polos esportivos foram estipulados com a participação dessas entidades.

No último mês de agosto, o Conselho do Fundo Municipal de Esportes e Lazer aprovou por unanimidade a proposta para a aplicação de cerca de R$ 7 milhões na reforma e melhorias de 22 Centros Esportivos da capital. “Um dos nossos maiores problemas é garantir a manutenção, preservação e a reconstrução de alguns espaços dos nossos clubes. O fundo tem um papel importante para termos investimentos de infraestrutura. Havia dois anos que o fundo não aprovava projetos da secretaria e essa verba, que antes estava parada, será fundamental para dar seguimento aos nossos objetivos”, destacou o secretário.

Outro ponto importante promovido pela gestão de João Farias, foi o início da implantação da acessibilidade em todos os centros esportivos. “Iniciamos nosso projeto de acessibilidade pelo CE Ipiranga e outros locais já estão em reforma. Esse é um projeto em parceria com a Secretaria de Pessoas com Deficiência e vai permitir que munícipes com necessidades especiais ou mobilidade reduzida participem de atividades de inclusão. Queremos acabar com qualquer tipo de barreira”.

Pensando em expandir as ações da Seme, João Farias já está em conversas com o Prefeito Bruno Covas para desenvolver a construção do orçamento de 2019. Uma das intenções é fortalecer o Programa Clube Escola aumentando o número de vagas e assim atender mais alunos de todas as regiões da capital.

Virada Esportiva
A Virada Esportiva 2018, principal evento esportivo da cidade de São Paulo, acontecerá no fim de semana dos dias 1 e 2 de dezembro. Antes marcada para meados de setembro, a virada foi reagendada devido ao período eleitoral. De acordo com o secretário, esse é um evento que envolve a participação em massa da população. “Para não haver perda da importância e para que a Virada Esportiva seja o foco principal da população, mudamos a data para dezembro”, destacou João Farias.

A Virada Esportiva vai oferecer a população 24 horas de atividades esportivas em todas as regiões da cidade. Em 2018, além de acontecer nos 47 Centros Esportivos Municipais e nos 255 Clubes da Comunidade, também haverá grandes polos esportivos. Entre eles o Vale do Anhangabaú, Centro Olímpico, Parque das Bicicletas, Sambódromo, Praça Heróis da FEB, Chácara do Jockey e Avenida Sumaré; tudo com atividades gratuitas.

Arena Bela Vista será ponto de partida para revitalização de projetos esportivos
Atendendo quase 200 crianças com aulas gratuitas de futebol, o projeto social, esportivo e inclusivo “Arena Bela Vista”, será revitalizado. A confirmação da reforma foi anunciada durante visita realizada pelo secretário João Farias e pelo Prefeito Bruno Covas no inicio do mês de outubro. Os investimentos, recursos do orçamento da Seme, serão em torno de R$330 mil, verba destinada para infraestrutura e adequação do espaço. Atualmente, a quadra de futebol society funciona de forma precária, com traves doadas e iluminação inadequada.

“É uma grande conquista ter o aval da prefeitura para a revitalização da Arena Bela Vista. Estamos criando oportunidades e cuidando das crianças que frequentam o projeto através do futebol. Vamos lutar para que esse seja o ponto de partida para a melhoria de outros projetos sociais que usam o esporte como ferramenta de inclusão”, falou João Farias.