Clube Escola Unibes promove a III Ação Cidadã

Gabriel Nicolatti
Fotos: Paula Carpi

Cerca de 8 mil pessoas participaram da terceira edição da Ação Cidadã, promovida a cada dois anos, pela UNIBES (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes,no Clube Escola Unibes, zona norte de São Paulo.

Nesta edição 400 voluntários atenderam a população com serviços como emissão de documentos, cadastro para emprego, exames médicos, atividades esportivas, brincadeiras e até mesmo corte de cabelo e maquiagem. Exames médicos como papanicolau, sangue e pressão arterial foram feitos pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein e por alunos de medicina da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). Além disso, funcionários do Poupa Tempo atenderam quem quisesse emitir a primeira via do RG e carteira profissional de trabalho.

Na cerimônia de abertura as alunas de judô da professora Miriam Minakawa fizeram uma apresentação e mostraram o avanço pela qual passou a unidade, desde a chegada do programa Clube Escola, no ano passado. “Eu comecei como voluntária e, com o apoio do Clube Escola, da Hebraica e dos voluntários da UNIBES, conseguimos aumentar de duas para seis turmas de treinamento. De 70 alunos, passamos a contar com 200 e, hoje, possuímos uniformes e materiais adequados para o treino”, conta Miriam.
 
E os resultados positivos dessa transformação são representados por Camila Regina Rodrigues de 12 anos de idade que já irá defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano de Judô,no mês de novembro, em Porto Alegre. “Fico muito feliz, pois não imaginava já fazer parte da seleção”, conta Camila que, ao ser questionada sobre quem a inspira no judô, aponta para os companheiros do Clube Escola: “Me inspiro na Tainara, na Tália e no Diego”.

Segundo a diretora do Clube Escola Unibes, Maria Zenóbia de Oliveira, essa história representa bem a chegada do programa da Secretaria de Esportes na unidade. “O Clube Escola é tudo de bom. Desde o ano passado, aumentamos demais a freqüência aqui no clube e pudemos melhorar bastante nosso quadro de atividades oferecidas”, explicou.

O sucesso da Ação Cidadã já faz com que os organizadores planejem a realização do evento anualmente e, segundo o Secretário de Esportes Walter Feldman, a unidade não irá parar de crescer. “Recentemente, eu apresentei o Clube Escola a mais de 70 países do mundo. É uma idéia genial e que precisa de continuidade. A UNIBES é, hoje, o orgulho do Clube Escola”, concluiu.

O Clube Escola UNIBES fica na Rua Pedro Vicente, n° 569- Canindé.