Festival de Gateball dos Jogos da Cidade reúne 240 atletas


Flávia Ribas

Foto: Paulo Dias

Aconteceu no último sábado (17), no Clube Escola Vila Guarani, o Festival de Gateball dos Jogos da Cidade 2009, reunindo cerca de 240 atletas de 25 subprefeituras da cidade. O Gateball é um esporte muito tradicional na cultura japonesa, em que o jogador exercita pouco o físico, porém depende de estratégia, habilidade e sorte para executar uma boa partida.

Entre os participantes, competiram pessoas de 12 a 91 anos de idade. A grande campeã da categoria até 70 anos (KOREISHA) foi a sub de Vila Prudente e na categoria acima de 70 anos (SOONEN) foi a sub da Sé. A premiação fugiu um pouco dos padrões convencionais, onde os primeiros colocados ganham troféus e medalhas, no Festival, os vencedores foram premiados também com arroz japonês, molho de soja, óleo de soja e sabão em pó, úteis para o cotidiano.

Segundo Toshinori Takamura, diretor de divulgação da União dos Clubes de Gateball do Brasil, é interessante que a modalidade se dissemine cada vez mais no Brasil, “Geralmente os mais jovens aprendem o esporte com os mais velhos, é passado como uma tradição de família. Gostaríamos que as crianças que não gostam de futebol, basquete, começassem a brincar com o Gateball”, afirma.