Professores dinamarqueses ensinam aos paulistanos os fundamentos e as técnicas principais de Badminton

Visando os Jogos Olímpicos Rio 2016, educadores e estagiários do programa Clube Escola aprendem a modalidade para “fabricar” futuros competidores


Rafael Castro Neto
Fotos: Paula Carpi


O Clube Escola Lapa recebeu, no dia 25 de outubro, através do SESC SP e em parceria com a Danish Gymnastics e Sports Associations (DGI), a visita de nove professores de Badminton, da Dinamarca. Eles conheceram o Programa Clube Escola e ensinaram os principais fundamentos desta modalidade para professores e estagiários do programa, com o objetivo de ensinar de graça o esporte para as crianças da capital.

O Badminton é um esporte olímpico muito popular na Europa, trata-se de uma mistura de tênis, vôlei e peteca. O objetivo é lançar a peteca sobre a rede, por meio de uma raquete de 67 cm e fazer com que a mesma, caia no chão da quadra adversária. O ponto também acontece quando a peteca não passa pela rede ou vai para fora. Pode ser praticado individualmente ou em duplas.

Com muita intimidade no assunto, os dinamarqueses foram passando as técnicas do esporte com demonstrações e brincadeiras. Aos poucos, e com muita descontração, os professores dos Clubes Escola foram pegando o jeito da coisa, como explica a professora européia, Gurli Mahler: “No começo dos exercícios pode ser um pouco difícil e diferente para os brasileiros, mas no final dos treinamentos e das recreações, todos ganham mais intimidade. Na Dinamarca, esse esporte é muito praticado no tempo livre das pessoas, e não existe idade ideal, todos podem praticar”. 

Através dessas oficinas e trocas de experiências esportivas, quem saí ganhando é o cidadão paulistano e principalmente o Brasil. Durante os próximos anos, com a técnica dominada e com muito incentivo, a idéia é criar futuros atletas de Badminton nos Clubes Escola de São Paulo para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.