Beisebol do Brasil faz história nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Jogadores da seleção treinam no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Na image, seleção brasileira de beisebol de 2023 

A seleção brasileira de beisebol conquistou um feito inédito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. No dia 28 de outubro, garantiu a medalha de prata na final contra a Colômbia.

O time começou seu caminho na competição enfrentando a Venezuela, sexta melhor equipe do mundo, e seguiu invicto por quatro jogos, ganhando de outras potências como Colômbia e Cuba, até enfrentar novamente a seleção Colombiana na final e acabar perdendo de 9 a 1.

A seleção logo garantiu a atenção do público, pois além de não competir nos Jogos Pan - Americanos desde 2007, foi inegável que o desempenho do beisebol brasileiro em Santiago é um feito histórico. Nas outras 19 edições que o esporte esteve presente no Pan, o Brasil nunca tinha subido ao pódio.

Apesar de não ser muito conhecido por aqui, o esporte chegou ao Brasil no início do século 20 pelos estadunidenses e foi desenvolvido graças à colônia japonesa em São Paulo e no Paraná, estados onde se encontram todos os campos de beisebol brasileiros

A importância do Mie Nishi 


Na image, treino de beisebol no estádio mie nishi

Em São Paulo, o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, equipamento da prefeitura administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), é o único local público no Brasil a oferecer beisebol. O Estádio está localizado no bairro do Bom Retiro e foi inaugurado em 21 de junho de 1958, sendo palco de importantes competições como os Jogos Pan-Americanos de 1963, sediado pela cidade de São Paulo.

A atual seleção brasileira utiliza o espaço para o treinamento de seus 24 atletas, entre eles está André Rienzo, um dos 5 jogadores de equipes profissionais no exterior. Com 35 anos, foi o segundo jogador brasileiro na Major League Baseball, a principal liga de beisebol nos Estados Unidos. Também foi o primeiro a iniciar um jogo como arremessador, e diz não se lembrar da sua vida sem o beisebol, esporte que o mesmo pratica há 30 anos.

"Com quatro anos eu comecei a ir pro campo, minha mãe praticava o softbol e meus dois irmãos o beisebol. Na época eu tinha que ir pro campo junto com eles e acabei gostando. Em 2006 fui contratado pelo time Chicago White Sox, e isso mudou toda a minha vida", conta André.

O arremessador ressalta a importância de um local como o Estádio Mie Nishi. "É muito importante pois só assim muita gente pode vim conhecer o esporte, a entrada é gratuita e todos podem vir, sentar e assistir um jogo de beisebol, assistir campeonatos importantes e se apaixonar pela modalidade".

André Rienzo afirma que o mais marcante para ele no Pan - Americano de Santiago, além da medalha, foi ter eliminado potências na modalidade, como Cuba e Venezuela, conseguindo mostrar para todos que mesmo sendo um esporte pouco conhecido o Brasil competiu com times fortes e ganhou.

 Como funciona o beisebol 

Na image, treino de beisebol no estádio mie nishi

O beisebol esteve presente em diversas edições dos Jogos Olímpicos, incluindo Tóquio 2020 pela popularidade da modalidade no Japão. O esporte não participará de Paris 2024, mas está incluído nas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.

Para conhecer ainda mais o esporte, abaixo algumas informações sobre como funciona uma partida beisebol para você assistir sem problemas os próximos jogos:

Durante um jogo de beisebol, os times se revezam entre ataque e defesa. Quem defende, lança a bola e protege as bases; quem ataca, rebate a bola e procura ocupar as bases.

Na partida entram em campo nove jogadores do time que está defendendo e apenas um do time que está atacando, o rebatedor. Cada equipe tem como objetivo ter o mais número de corrida ou run (como são chamados os pontos).

De um jeito simples, para completar uma corrida, o rebatedor precisa acertar a bola e correr pelas bases até voltar ao home plate. O time na defesa precisa impedir que ele consiga alcançar as bases. O rebatedor também consegue um ponto quando lança a bola para fora do estádio, esse movimento é conhecido como home run.

Também há maneiras de ser eliminado, entre elas a mais conhecida é ter três strikes seguidos, isso acontece quando o rebatedor perde a bola.

Se você quiser conhecer mais e usufruir das aulas realizadas no Estádio Mie Nishi basta fazer a carteirinha dos Centros Esportivos.

ESTÁDIO MUNICIPAL DE BEISEBOL BOM RETIRO - ESTÁDIO MUNICIPAL MIE NISHI
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 5446 - Bom Retiro
Telefone: (11) 3221-5105
Horário de Funcionamento: 7h às 22h (Segunda a Sexta-feira)
Finais de semana / Feriados: 8h às 18h


Texto: Jade Lopes | jguerrero@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Arquivo SEME