Pioneiro do judô brasileiro, Douglas Vieira, dá treino e faz visita no Centro Olímpico

Judoca destaca importância do COTP e valoriza o judô como transformador de vidas

Na imagem, judoca Douglas Vieira no Centro Olímpico.

O judô é um dos esportes com maior número de medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos. Em 1984 na cidade de Los Angeles, essa história vencedora ganhou seu primeiro destaque - o judoca Douglas Vieira. Na última semana, ele visitou o tatame do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) para uma aula especial.

O atleta foi o primeiro brasileiro a disputar uma final de judô nos Jogos. E mesmo não trazendo o ouro pra casa, teve grande impacto na modalidade no Brasil. Os atletas do judô do Centro Olímpico aproveitaram a aula com emoção. "Todo o apoio que o Centro Olímpico dá aos atletas é bastante importante para desenvolver o esporte no Brasil", destaca o judoca.

Durante a visita, Douglas esteve com outros judocas do COTP, com alunos, e com o Diretor do Centro Olímpico e ex-atleta de judô Mario Maeda, que também aproveitou o treino no tatame, com o aquecimento e treinamento de luta. Vieira e Maeda são amigos, e lado a lado já estiveram juntos no judô.

A medalha de prata abriu inúmeras portas para o atleta no esporte. E o conecta para sempre com a história do judô brasileiro. "Hoje o judô aqui no Centro Olímpico tem mais de 100 crianças. Daqui a gente pode trazer novas esperanças e criações para a modalidade", declara o atleta sobre sua expectativa nos pequenos e grandes atletas do COTP.

"Eu comecei no judô com quatro anos. É importante ter um objetivo na vida. Faça o judô, mas não deixe de estudar e seguir sua vida" observa o judoca. Mesmo com uma vida dedicada à modalidade, Douglas acredita no judô como uma forma de educação e transformação de vida a crianças e adolescentes.

Na imagem, atletas do judô durante treino no Centro Olímpico.


Texto:
Monique Marquesini - mmarquesini@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Lia Souza - giuliasouza@prefeitura.sp.gov.br