Vem Dançar leva alegria e diversão ao público 60+ no Clube Esperia

Programa da Prefeitura de SP oferece dança em benefício da saúde dos idosos

Na imagem, participantes do Programa Vem Dançar no Clube Esperia.

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira (21), no Clube Esperia, na zona norte, mais um baile do Vem Dançar, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), que tem o objetivo de promover a dança entre os idosos para estimular a atividade física e o convívio social.

O Vem Dançar existe há 17 anos e já recebeu mais de 250 mil pessoas. É aberto a todo o público 60+. Para facilitar o acesso do público, a SEME oferece transporte a partir de determinados Centros Esportivos até os locais dos bailes. Há toda uma estrutura com professores de dança, banda ao vivo, ambulância, distribuição de água e decoração dos bailes temáticos. Os frequentadores têm entre 60 e 85 anos, renda média de três salários mínimos e vive na periferia da capital.

Diversos artigos científicos na área da gerontologia destacam a importância da dança para a qualidade de vida no envelhecimento. Dineia Cardoso, responsável pelas políticas públicas para idosos na SEME, diz que o trabalho também é no sentido de ampliar a atividade nos Centros Esportivos. "A dança tem atraído cada vez mais os idosos para a SEME. É uma forma de sair do sedentarismo, teremos um convênio para aulas de dança de salão nos Centros Esportivos para explorarmos vários ritmos e oferecer qualidade de vida ao público 60+", afirma Dineia Cardoso.

Na imagem, participantes do Programa Vem Dançar no Clube Esperia.

Rosana Soares, de 62 anos, moradora de Sapopemba, na zona leste, participou pela primeira vez do Vem Dançar. Soube do programa por meio das amigas que frequentam o CEU da região e disse que estava vivendo um momento único. "Nunca tinha participado do Vem Dançar e também não imaginava ter a oportunidade de conhecer um clube como o Esperia, estou muito feliz, quero dançar todos os ritmos".

O casal Mary e Laerte, ambos de 71 anos, era pura animação na pista no momento do forró. Frequentadores do Vem Dançar, não perdem o entusiasmo, principalmente seu Laerte. "Essa loira aqui, minha mulher, é linda e dança muito bem, adoramos gafieira. Poder passar a tarde dançando é um privilégio".

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, o Vem Dançar, é um programa que tem o olhar no futuro diante do envelhecimento da população. "A estimativa é de que em 2040 metade da população adulta de São Paulo seja idosa, por isso estamos preparando a cidade para o futuro. São muitas vivências que o público 60+ tem em nossos bailes, desde sair de casa, conhecer novos lugares, outras pessoas, dançar, se divertir e depois contar tudo isso para a família, o que para nós é uma grande satisfação".

Neste início de ano já foram realizadas sete edições do Vem Dançar. Nesta terça-feira (21), a primeira-dama Regina Nunes conheceu o programa. Cerca de mil pessoas estiveram no Clube Esperia, segundo os organizadores. O próximo baile será no dia 28 de março, no Centro Esportivo Vila Manchester, na zona leste de São Paulo.


Texto:
Paulo Rodolfo de Lima - prlima@prefeitura.sp.gov.br
Fotos: Giovanna Leite - giovannaleite@prefeitura.sp.gov.br / Jade Lopes - jguerrero@prefeitura.sp.gov.br