Manifesto Antirracista da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Manifesto da Prefeitura de São Paulo, entidades esportivas públicas e privadas em conjunto com os principais clubes de futebol da cidade em combate ao racismo

Na imagem, ilustração do Manifesto Antirracista

O ano de 2022 pode ficar nos registros como o ano da inédita conquista do Hexacampeonato da Copa do Mundo FIFA® pela Seleção Brasileira masculina de futebol. 15 dos 26 convocados para a Seleção Brasileira são negros. Desde a Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos, a Seleção tem mais da metade dos seus convocados formada por atletas negros. Na última edição onde negros foram minoria, em 1990, eles formavam 41% do elenco. No período, atletas negros correspondem a 57% dos convocados pela Seleção Brasileira à Copa do Mundo. Entre estas oito edições, o time de 2010 foi o mais negro. Dos 23 convocados, 16 eram negros, o que correspondeu a quase 70% da equipe.

Em diversas outras modalidades, os principais ícones são atletas negros. No tênis feminino, Serena Williams é a maior vencedora da Era Aberta. Tiger Woods é o nome que mais elevou o patamar do golfe. Muhammad Ali é o maior pugilista da história do boxe. Referência no basquete, Michael Jordan tem até marca própria de tênis. Lewis Hamilton é o maior vencedor de corridas e títulos na Fórmula 1. O homem mais rápido do mundo nos 100 e 200 metros livres no atletismo é nada menos que Usain Bolt. As duas referências do mundo da ginástica na atualidade são Simone Biles e Rebeca Andrade.

Não só o futebol, mas todas as modalidades esportivas têm a responsabilidade de ser instrumento para mudar e combater o racismo e discriminação, e não simplesmente um agente passivo dos processos históricos e socioculturais que conduzem aos mecanismos de opressão, violação de direitos e violência. O esporte é um modelador da sociedade, que precisa evoluir constantemente de acordo com as questões que pautam os comportamentos.

A considerar a contextualização supramencionada, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, representando a Prefeitura da cidade de São Paulo, vêm enfatizar 2022 como o ano de consolidação da Expo Consciência Negra em uma ação importante para a pauta antirracista na cidade.

Também convocam as demais entidades públicas e privadas ligadas aos esportes, a Federação Paulista de Futebol, seus clubes afiliados, que possuem grande abrangência e relevância no “País do Futebol”, todos esportistas e os amantes dos esportes, que acreditam na competição justa e igualitária, dentro dos limites de campo, quadra, tatame ou piscina a se manifestarem conjuntamente contra atitudes racistas e discriminatórias que possam vir a ocorrer em seus estádios, ginásios, academias ou centros de treinamento.

Bem como assumir o compromisso de ações de enfrentamento e garantia de direitos dos torcedores e jogadores, contribuindo para uma sociedade sem discriminação dentro dos campos, promovendo, sobretudo, atividades socioeducativas, em congruência ao “Manifesto pelo Futebol e pela Vida”, assinado pela CBF, Federações e Clubes, em 07 de março de 2022.


Texto: Juvenal Dias - juvenaldias@prefeitura.sp.gov.br
Arte: Thiago Barros - tbcarneiro@prefeitura.sp.gov.br